Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28222
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LucasAssisSouza_tcc.pdf657,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A ideia de comunismo para o bolsonarismo de whatsapp no Distrito Federal
Autor(es): Souza, Lucas Assis
Orientador(es): Rosa, Marcelo Carvalho
Assunto: Comunismo
Bolsonaro, Jair Messias, 1955-
Movimentos sociais
Redes sociais on-line - comportamento de usuários
Covid-19
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 17-Ago-2021
Referência: SOUZA, Lucas Assis. A ideia de comunismo para o bolsonarismo de whatsapp no Distrito Federal. 2020. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esta monografia aborda a ideia de comunismo para o bolsonarismo de WhatsApp no Distrito Federal, com 10 entrevistas qualitativas aplicadas com integrantes de um grupo de WhatsApp bolsonarista. Através da metodologia da Teoria Ator-Rede de Bruno Latour (2012) e da observação não-participante aplicada no contexto da pandemia do COVID-19, esta pesquisa tem como produto o esboço de que o objeto desta pesquisa, além de possíveis pequenas originalidades, é formado pelos conceitos de anticomunismo dos países democráticos onde o movimento comunista é diminuto, pelo anticomunismo dos regimes fascistas (BOBBIO, 2010) e pelas três vertentes do anticomunismo brasileiro, com destaque para a vertente liberal (SÁ MOTTA, 2002).
Abstract: This monograph aims to understand the notion of communism to the members of a Jair Bolsonaro support WhatsApp community based in the Brazilian Federal District. Taking the Actor-Network-Theory methodology, the work analyses 10 WhatsApp interviews carried out during the COVID-19 pandemic in 2020. The main conclusion points to the fact that the notion of communism shared by the member is composed of three sources: the notion of communism from democratic countries with small communist communities, by the notion of communism originated in fascist regimes and by the Brazilian anti-communists, especially the liberal front.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.