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Título: As vulnerabilidades experienciadas no adolescer : um olhar da Saúde Coletiva a partir de uma revisão integrativa de literatura
Autor(es): Mendes, Daphne Sarah Gomes Jacob
Orientador(es): Montagner, Maria Inez
Assunto: Saúde coletiva
Adolescentes - comportamento sexual
Adolescentes - saúde mental
Adolescentes - violência
Data de apresentação: 4-Dez-2020
Data de publicação: 17-Ago-2021
Referência: MENDES, Daphne Sarah Gomes Jacob. As vulnerabilidades experienciadas no adolescer: um olhar da Saúde Coletiva a partir de uma revisão integrativa de literatura. 2020. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A adolescência, compreendida como uma das fases do desenvolvimento humano, corresponde à idade de 10 a 19 anos. É um momento de transição em que se inicia a puberdade ao passo que se caminha para a idade adulta. Esta pesquisa visou compreender a vulnerabilidade estrutural experienciada na adolescência. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. Foram definidos como critérios de inclusão: estudos em formato de artigos, os quais fossem indexados e disponíveis nas bases de dados, publicados em periódicos nacionais de língua portuguesa, que fizeram pesquisas sobre o tema adolescentes e vulnerabilidades, independente da metodologia da pesquisa. Delimitou-se o recorte temporal em cinco anos. Em relação aos critérios de exclusão, foram excluídos artigos que tratassem de pesquisas biomédicas e biofísicas, além de questões políticas e institucionais de centros de internação para adolescentes. Após a busca eletrônica na base de dados Scientific Electronic Library Online, SciELO, foram selecionados 26 estudos. A partir da leitura e análise crítica dos manuscritos, foram criadas categorias de análise das temáticas mais discutidas em cada artigo. Fatores sociais, familiares, econômicos influenciam diretamente na vida no adolescente, os quais oportunizam experiências variadas, como violência, uso de drogas, problemas de saúde mental, início da vida sexual, homoafetividade, gravidez, saúde sexual, ludicidade e aspectos legais, que juntos contribuem para formação dos adolescentes. Com isso, necessita-se de estratégias para minimizar estruturas vulneráveis, ao ponto que a Saúde Coletiva deve direcionar suas ações para melhor ouvir e compreender os adolescentes, para que seja possível romper barreiras e abrir canais de comunicação acessíveis e efetivos com a população.
Abstract: The adolescence is understood as one of the stages of human development, corresponds to the age by 10 to 19 years. It’s a moment of transition that starts in puberty begins and moves towards adulthood. This research aims to understood the structural vulnerability experienced in adolescence. It is na integrative literature review. Inclusion criteria were defined as: studies in the article format, that were indexed and available in the database, published in national periodicals in portuguese, which talk about the theme of adolescence and vulnarabilities, regardless of the research methodology. The time frame was delimited in five years. Regarding the exclusion criteria, articles that talk about biomedical and biophysical research were excluded, and also political and institucional issues of detention centers for adolescents. After the electronic search in the Scientific Electronic Library Online database, SciELO, 26 studies were selected. After the Reading and critical analysis of the studies, categories of analysis of the themes most discussed in each article were created. Social, family and economic factors directly influence adolescents’ lives. This factors give opportunity of many experiences: violence, use of drugs, mental health problems, beginning of sexual life, homosexuality, pregnancy, sexual health, playfulness and legal aspects, which together contribute to the human formation. Thus, strategies are required to reduce vulnerable structures and studies and actions in the Collective Health should direct their actions to better hear and understand adolescents, so would be possible to break barries and open accessible and effective communication channels with this population.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2020.
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