Título: | Percepção do espaço urbano pelas crianças do Distrito Federal : Cidade Estrutural e Lago Norte |
Autor(es): | Almeida, Ramon da Silva Rodrigues |
Orientador(es): | Costa, Everaldo Batista da |
Assunto: | Espaço urbano Percepção espacial nas crianças Percepção ambiental Distrito Federal (DF) - espaço urbano |
Data de apresentação: | 2019 |
Data de publicação: | 17-Ago-2021 |
Referência: | ALMEIDA, Ramon da Silva Rodrigues. Percepção do espaço urbano pelas crianças do Distrito Federal: Cidade Estrutural e Lago Norte. 2019. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Este trabalho monográfico é um estudo da percepção das crianças sobre os espaços
urbanos, especificadamente das Regiões Administrativas da Cidade Estrutural e Lago
Norte. A escolha das cidades parte do entendimento de que as realidades socio
econômicas distintas destas refletiria na percepção das crianças. Busca-se, dessa forma,
entender a partir da leitura fenomenológica e dialética com suporte na Geografia
Humanista como essas crianças percebem e representam as suas cidades, enquanto
espaço vivido. Dado isso, os estudos da percepção enquanto categoria da
Fenomenologia contribui para desvelar o ser e estar das crianças nas cidades como
sujeitos geográficos e espaciais. Ao validar essas visões rompe-se com as visões
reducionistas e adultocêntricas que marcam a ciência moderna, o que permite entender e
estudar as cidades a partir dos sujeitos que vivem e experenciam ela no cotidiano. O
trabalho reflete sobre a necessidade de dar centralidade para os sujeitos dentro dos
estudos sociais e para entender a realidade espacial dado que os fenômenos geográficos
são marcados pela objetividade/material e a subjetividade/imaterialidade. Os dados
foram coletados a partir da realização de oficinas em uma escola pública na Cidade
Estrutural e em uma escola particular do Lago Norte. As oficinas tinham por objetivo a
confecção de mapas mentais pelas crianças, a partir de como elas percebiam e
enxergavam as suas cidades. Em conjunto com os mapas mentais foram coletadas as
falas das crianças por meio de entrevistas não formais para obter a explicação dos seus
mapas. Os mapas mentais foram analisados e decodificados por meio da Metodologia
Kozel. Os resultados mostram que as percepções e sentimentos das crianças sobre suas
respectivas cidades são positivos, na maioria dos casos. Contudo surgem dentro dessas
percepções críticas, denúncias sociais sobre o viver nessas cidades no apontamento de
possíveis transformações dentro do espaço urbano. Por meio de seus mapas e falas as
crianças surgem como sujeitos habitantes e cidadãs. Dessa forma, ouvir suas percepções
e analisar suas representações constrói e demonstra outro olhar sobre as espacialidades,
na busca por melhoria e assim, de fato serem reconhecidas como protagonistas dentro
da esfera social, com evidência no processo de produção e reprodução das cidades |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2019. |
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Aparece na Coleção: | Geografia
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