Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28201
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MatheusCaetanoAlvesLima_tcc.pdf897,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: No ponto imóvel começa a dança : uma reflexão sobre práticas dialógicas de Marlene Magnabosco Marra
Autor(es): Lima, Matheus Caetano Alves de Oliveira
Orientador(es): Borges, Antonádia Monteiro
Assunto: Psicologia
Psicoterapia
Psicodrama
Data de apresentação: 27-Mar-2020
Data de publicação: 17-Ago-2021
Referência: LIMA, Matheus Caetano Alves de Oliveira. No ponto imóvel começa a dança: uma reflexão sobre práticas dialógicas de Marlene Magnabosco Marra. 2020. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho parte de entrevistas narrativas e de notas etnográficas advindas da minha participação em atividades profissionais da psicóloga e professora Marlene Magnabosco Marra. Essas referidas vivências são tratadas aqui como potenciais conversas criativas entre as pessoas que delas participavam. Isso porque ocorreram em espaços, como salas de aulas e acolhimentos em grupo, nos quais Marlene Marra constantemente estimulava e propunha posturas e práticas dialógicas inspiradas no construcionismo social e nas teorias narrativas em psicologia. Tendo em vista, ainda, que a própria relação de pesquisa participa e se constitui a partir dessas práticas dialógicas, a escrita deste trabalho também tem inspiração construcionista social. Entende-se, por fim, que essas práticas estão calcadas na noção de um self narrador. E os movimentos dessas narrações, sobretudo pelo ponto de vista das interações em grupo, se assemelham ao de uma dança e suas pausas, que ganham um estímulo a mais por meio das práticas dialógicas de Marlene. Assim, reflexão, argumentação e conversação socrática não têm primazia sobre a movimentação do corpo, o trabalho com as cores e com objetos variados, a dramatização de cenas, o desenho à mão livre, a bricolagem e tantas outras atividades e possibilidades interacionais. E o movimento de todo esse trabalho estimulado por Marlene agita questões prementes num dado momento, como despertar jovens profissionais de psicologia para novas abordagens terapêuticas e contribuir para que casais parentais construam novos acordos em prol do bem-estar de seus filhos e filhas. Este presente trabalho tem o objetivo de fazer um relato dessas experiências e práticas. Ao mesmo tempo, reflete e problematiza sobre o processo de pesquisa em si, enfatizando aspectos da relação de pesquisa e de como as inflexões do campo impactaram na construção do trabalho final.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.