Título: | No ponto imóvel começa a dança : uma reflexão sobre práticas dialógicas de Marlene Magnabosco Marra |
Autor(es): | Lima, Matheus Caetano Alves de Oliveira |
Orientador(es): | Borges, Antonádia Monteiro |
Assunto: | Psicologia Psicoterapia Psicodrama |
Data de apresentação: | 27-Mar-2020 |
Data de publicação: | 17-Ago-2021 |
Referência: | LIMA, Matheus Caetano Alves de Oliveira. No ponto imóvel começa a dança: uma reflexão sobre práticas dialógicas de Marlene Magnabosco Marra. 2020. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Este trabalho parte de entrevistas narrativas e de notas etnográficas advindas
da minha participação em atividades profissionais da psicóloga e professora Marlene
Magnabosco Marra. Essas referidas vivências são tratadas aqui como potenciais
conversas criativas entre as pessoas que delas participavam. Isso porque ocorreram
em espaços, como salas de aulas e acolhimentos em grupo, nos quais Marlene Marra
constantemente estimulava e propunha posturas e práticas dialógicas inspiradas no
construcionismo social e nas teorias narrativas em psicologia. Tendo em vista, ainda,
que a própria relação de pesquisa participa e se constitui a partir dessas práticas
dialógicas, a escrita deste trabalho também tem inspiração construcionista social.
Entende-se, por fim, que essas práticas estão calcadas na noção de um self
narrador. E os movimentos dessas narrações, sobretudo pelo ponto de vista das
interações em grupo, se assemelham ao de uma dança e suas pausas, que ganham
um estímulo a mais por meio das práticas dialógicas de Marlene. Assim, reflexão,
argumentação e conversação socrática não têm primazia sobre a movimentação do
corpo, o trabalho com as cores e com objetos variados, a dramatização de cenas, o
desenho à mão livre, a bricolagem e tantas outras atividades e possibilidades
interacionais. E o movimento de todo esse trabalho estimulado por Marlene agita
questões prementes num dado momento, como despertar jovens profissionais de
psicologia para novas abordagens terapêuticas e contribuir para que casais parentais
construam novos acordos em prol do bem-estar de seus filhos e filhas.
Este presente trabalho tem o objetivo de fazer um relato dessas experiências
e práticas. Ao mesmo tempo, reflete e problematiza sobre o processo de pesquisa em
si, enfatizando aspectos da relação de pesquisa e de como as inflexões do campo
impactaram na construção do trabalho final. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Antropologia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.