Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28200
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_KamilaOliveiraBorges_tcc.pdf654,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O trabalhador negro no romance de 30 : um estudo de O moleque Ricardo, de José Lins do Rego, e Jubiabá, de Jorge Amado
Autor(es): Borges, Kamila Oliveira
Orientador(es): Bergamo, Edvaldo
Assunto: Romance (Literatura)
Literatura e sociedade
Negros na literatura
Rego, José Lins do, 1901-1957 (José Lins do Rego Cavalcanti)
Amado, Jorge, 1912-2001
Negros - emprego
Negros - representações
Negros - condições sociais
Personagens literários - análise
Data de apresentação: 28-Dez-2020
Data de publicação: 17-Ago-2021
Referência: BORGES, Kamila Oliveira. O trabalhador negro no romance de 30: um estudo de O moleque Ricardo, de José Lins do Rego, e Jubiabá, de Jorge Amado. 2020. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Tendo em vista o cenário político e ideológico do decênio de 30 e as transformações decorrentes do projeto de modernização do Brasil, o presente trabalho tem como objetivo a análise do trabalhador negro nos romances desse período modernista, no qual desperta uma consciência dos escritores para as massas marginalizadas da sociedade. Através dos romances de Jorge Amado e José Lins do Rego, é possível verificar traços de uma mudança sociopolítica e da formação da sociedade brasileira. Tal formação nacional advém de uma sociedade patriarcal e escravista, no qual é presente a exploração do trabalhador e o acúmulo de riquezas pelas classes dominantes. Desse modo, a passagem da escravidão para o trabalho assalariado demonstra a manutenção da estrutura social e a crescente desigualdade, em especial para os negros, que são excluídos desse processo de urbanização. Tais fatos podem ser explorados no romance O Moleque Ricardo (1935), de José Lins do Rego (1901-1957), e Jubiabá (1935), de Jorge Amado (1912-2001). As duas obras datam do período da década de 1930, as quais englobam a formação das classes operárias e a aceleração do processo de industrialização do país pelo regime autoritário de Getúlio Vargas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.