Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28188
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_JuliaTorresFerreiraVaz_tcc.pdf257,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma análise do uso do pronome eu/mim como sujeito em orações infinitivas no contexto de grupos virtuais de jovens brasilienses
Autor(es): Vaz, Júlia Tôrres Ferreira
Orientador(es): Ribeiro, Ormezinda Maria
Assunto: Sociolinguística
Língua portuguesa - pronomes
Mídia social
Variação linguística
Jovens
Comunicação informal
Data de apresentação: 18-Dez-2020
Data de publicação: 17-Ago-2021
Referência: VAZ, Júlia Tôrres Ferreira. Uma análise do uso do pronome eu/mim como sujeito em orações infinitivas no contexto de grupos virtuais de jovens brasilienses. 2020. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Nesta pesquisa, de caráter sociolinguístico, analisamos a ocorrência da utilização na escrita dos pronomes “eu” e “mim”, na posição de sujeito em frases infinitivas na fala de jovens brasilienses em grupos virtuais. Utilizamos como base a Teoria da Variação Linguística de Labov (2008, [1972]), que tem a intenção de explicar a variação simultânea sistemática da língua em sociedade. Realizamos a coleta de dados por meio de pesquisas em mídias sociais, como o Facebook, nas interações de jovens brasilienses. E, a partir disso, expomos os dados por meio de quadros e gráficos, que mostram a ocorrência das variantes. Assim, de acordo com os resultados obtidos, em falantes de idade entre 18 e 28 anos, constatamos que não houve nenhuma agramaticalidade com o uso do pronome reto, demonstrando que o uso desse se impõe em uma estrutura mais rígida na língua, em que o falante opta por não trocar a sua posição, de sujeito para objeto. Em contraponto, o “mim” é uma opção para o preenchimento do sujeito, como esperávamos, apenas na estrutura proposta, entre a preposição “para” e o verbo no infinitivo. Ainda que o pronome oblíquo seja uma opção para o preenchimento do sujeito, o grupo estudado tende a usar a variante “mim” em menor grau, independente da escolaridade e do grupo virtual.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.