Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28186
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_DouglasMatheusCaldasBelloti_tcc.pdf767,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A identificação do leitor LGBTQIA+ com a literatura de João Gilberto Noll
Autor(es): Belloti, Douglas Matheus Caldas
Orientador(es): Mata, Anderson Luís Nunes da
Assunto: LGBTQIAP+
Livros e leitura
Leitor
Identidade de gênero
Identidade social
Noll, João Gilberto, 1946-2017
Literatura brasileira
Literatura e sociedade
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 17-Ago-2021
Referência: BELLOTI, Douglas Matheus Caldas. A identificação do leitor LGBTQIA+ com a literatura de João Gilberto Noll. 2020. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A pesquisa sobre a identificação do leitor LGBTQIA+ com a literatura em que essa minoria está representada visa entender como o texto consegue desenvolver uma ressignificação da realidade por meio da ficcionalização e representar uma visão remodela e, portanto, positiva dessa realidade. A Teoria da Recepção, representada por Wolfgang Iser, fornece os meios de análise da transposição da realidade ao texto pelo mecanismo literário. Para analisar a interpretação e a relação leitor-texto, os comentários de leitores disponibilizados na internet permitem entender a potencialidade do texto nas representações de realidades que são estigmatizadas pela sociedade. Diante disso, comparamos as recepções do autor João Gilberto Noll com as de autores populares que publicam suas obras na internet. Apesar das recepções gerarem resultados diferentes, percebe-se serem duas leituras que permitem compreender a literatura LGBTQIA+ como um espaço de ressignificação dessa minoria. De acordo com os trabalhos de Michele Petit, podemos entender que a literatura LGBTQIA+ pode ser entendida como um refúgio para o leitor em crise.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.28186
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.