Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28184
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_EgonLucasAlvesNeves_tcc.pdf1,55 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRibeiro, Ormezinda Maria-
dc.contributor.authorNeves, Égon Lucas Alves-
dc.identifier.citationNEVES, Égon Lucas Alves. Gramática e imagens: recursos visuais para a construção de noções gramaticais 2020. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo dialogar sobre as metodologias utilizadas para ensino de gramática em materiais didáticos, buscando discutir a necessidade de ampliar por meio de recursos visuais as ferramentas disponíveis para auxiliar a construção de noções gramaticais pelo aluno durante as aulas de Língua Portuguesa como língua materna. Por meio da análise de livros didáticos, foram avaliadas as estruturas utilizadas atualmente em materiais de Língua Portuguesa e verificada a possibilidade de ampliação desses tópicos por meio de atividades e imagens que buscam facilitar o entendimento da gramática em sala de aula. Para a elaboração das imagens e atividades foi feita também uma análise com base em materiais de ensino de língua estrangeira que apresentam uma abordagem diferente de língua materna, com aspectos pertinentes para a proposta deste trabalho, como um número maior de imagens para conceituação das noções gramaticais. Utilizando das noções presentes no Socioconstrutivismo (VYGOTSKY, 1991), foram elaboradas atividades que destacam a relação professor-aluno para otimizar a introdução de novas noções gramaticais por meio do aspecto multimodal da língua.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMaterial didáticopt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordGramáticapt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordLíngua japonesa - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordRecursos audiovisuaispt_BR
dc.subject.keywordProfessores e alunospt_BR
dc.subject.keywordEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleGramática e imagens : recursos visuais para a construção de noções gramaticaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-17T00:04:05Z-
dc.date.available2021-08-17T00:04:05Z-
dc.date.submitted2020-11-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28184-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work aims to discuss the methodologies used to teach grammar in didactic materials, seeking to discuss the need to expand the tools available to assist the construction of grammatical notions by the student during Portuguese language classes as a language. maternal. Through the analysis of textbooks, the structures currently used in Portuguese language materials were evaluated and the possibility of expanding these topics through activities and images that seek to facilitate the understanding of grammar in the classroom was verified. For the elaboration of images and activities, an analysis was also made based on foreign language teaching materials that present a different approach to the mother tongue, with aspects relevant to the proposal of this work, such as a larger number of images for conceptualizing grammatical notions. Using the notions present in Socioconstructivism (VYGOTSKY, 1991), activities were developed that highlight the teacher-student relationship to optimize the introduction of new grammatical notions through the multimodal aspect of the language.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.