Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28181
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_DaviRamosDaSilva_tcc.pdf237,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A ressignificação do papel social da mulher na obra em Surdina, de Lúcia Miguel Pereira
Autor(es): Silva, Davi Ramos da
Orientador(es): Barbosa, Adriana de Fátima
Assunto: Mulheres na literatura
Literatura e sociedade
Feminismo
Escritoras
Personagens literários - análise
Casamento
Pereira, Lúcia Miguel, 1903-1959
Gênero - relações
Literatura brasileira
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 16-Ago-2021
Referência: SILVA, Davi Ramos da. A ressignificação do papel social da mulher na obra em Surdina, de Lúcia Miguel Pereira. 2020. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O romance Em Surdina compõe o leque de obras de Lúcia Miguel Pereira, uma importante escritora do começo do século XX, a qual traz personagens intrigantes que causam curiosidade quanto à suas construções, principalmente no que se refere à retratação de mulheres. O objetivo deste estudo é evidenciar quais fatores levaram a personagem principal da obra à uma ressignificação do papel social da mulher já estabelecido socialmente, em específico, no que compete a união matrimonial. A partir disso, procura se esclarecer como, através de sua relação familiar, pretensões amorosas e sua constante busca por liberdade, se construiu sua subversão à um molde preestabelecido subserviente de condutas e costumes em que a mulher deveria seguir em relação ao casamento, e com isso, apontar os resultados do rompimento desse paradigma social.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.28181
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.