Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28178
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JoaoBatistaDeOliveiraNeto_tcc.pdf327,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A palavra na construção de sentido em cena : a montagem audiovisual de Gatx
Autor(es): Oliveira Neto, João Batista de
Orientador(es): Pacheco, Sulian Vieira
Assunto: Teatro
Audiovisual
Voz
Interpretação teatral
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 16-Ago-2021
Referência: OLIVEIRA NETO, João Batista de. A palavra na construção de sentido em cena: a montagem audiovisual de Gatx. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Muitos estudantes de teatro e mesmo atores e atrizes profissionais acreditam que trabalhar a voz e a palavra em cena se resume a manter uma boa dicção e a saber projetar a voz até a última fileira do teatro. Mas, na verdade, a produção da voz e, consequentemente, das palavras para construir sentido em cena não se restringe a isso. A partir do contato com o mundo da dublagem, o interesse deste autor pelo tema da palavra em cena foi intensamente despertado e buscou-se refletir sobre como as palavras geram sentidos em cena. Portanto, o presente trabalho discute como atores e atrizes em geral podem trabalhar a palavra para produzir sentidos em cena para além daqueles dois aspectos citados. Para fazer um estudo mais específico, o presente trabalho também considera a montagem final da turma de Diplomação Teatral de 2020 do curso de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Busca-se considerar como, na montagem, este autor se relacionou com as palavras na cena e quais aprendizados podem ser aproveitados deste trabalho. Por fim, o presente trabalho observa ainda a diferença entre falar no teatro e falar em um projeto audiovisual, como no filme Gatx, produzido em contexto da pandemia de COVID-19.
Abstract: Many theater students and even professional actors and actresses believe that work the voice and the word on the performance is only maintaining a good diction and knowing how to project the voice to the last row of the theater. But, in fact, the production of the voice and, consequently, the words to make sense on the scene is not restricted to this. From the contact with the dubbing world, the author's interest in the theme of the word on the performance was intensely aroused and tried to reflect on how words generate meaning. Therefore, the present work discusses how actors and actresses in general may work on the word to produce meaning on the scene beyond those two aspects mentioned. In order to make a more specific study, the present work also considers the final performance of the 2020’s Acting from the Performing Arts course at the University of Brasilia. It seeks to consider how, in the presentation, this author was related with the words in the scene and what lessons can be learned from this work. Finally, the present work also observes the difference between speaking in the theater and speaking in an audiovisual project, as in the film Gatx, produced in the context of the COVID-19 pandemic.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.