Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28176
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_BrunaDutraSoares_tcc.pdf1,84 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cartas de travessia : no projeto Quartas Dramáticas tropecei em uma caixinha do tempo que se chama palavra
Autor(es): Soares, Bruna Dutra
Orientador(es): Veloso, Jorge das Graças
Assunto: Representação teatral
Leitura
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 16-Ago-2021
Referência: SOARES, Bruna Dutra. Cartas de travessia: no projeto Quartas Dramáticas tropecei em uma caixinha do tempo que se chama palavra. 2021. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho consiste em um empreendimento para destrinchar a palavra e suas múltiplas facetas. Para isso, cartas da travessia de Bruna são escritas a partir de um estudo sócio-político, cênico-pedagógico e histórico, sob a perspectiva teórica decolonial. A palavra, portanto, é transformada em uma “máquina do tempo”, capaz de proporcionar experiências ultra dimensionais, e está sempre relacionada com o Projeto de Extensão Quartas Dramáticas, de Encenação de Leituras. Dessa maneira, o trabalho, de caráter sobretudo metalinguístico, tem o intuito fundamental de investigar as amplas possibilidades da palavra oral, escrita e cênica, bem como propõe-se a análise de vozes plurais pertencentes a sujeitos políticos e a corpos sistematicamente ameaçados pelas palavras dominantes.
Abstract: The present work consists of an undertaking to untangle the word and its multiple facets. For that, letters from Bruna's crossing are written from a socio-political, scenic-pedagogical and historical study, under the decolonial theoretical perspective. Therefore, the word is transformed into a “time machine”, capable of providing ultra dimensional experiences, and is always related with the Quartas Dramáticas Extension Project, for Staging Readings. In this way, the work, mainly of a metalinguistic nature, has the fundamental intention of investigating the wide possibilities of oral, written and scenic words, as well as the analysis of plural voices belonging to political subjects and bodies systematically threatened by the dominant words
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Licenciatura em Artes Cênicas, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.