Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/28164
Título: | A teatralidade do malandro do samba de gafieira |
Autor(es): | Matos, Marianna Massi de |
Orientador(es): | Macedo, Deborah Dodd Ferrez Alves de |
Assunto: | Teatro Samba Interpretação teatral |
Data de apresentação: | 2020 |
Data de publicação: | 16-Ago-2021 |
Referência: | MATOS, Marianna Massi de. A teatralidade do malandro do samba de gafieira. 2020. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | O trabalho apresentado é um estudo sobre as técnicas utilizadas para o treinamento corporal do
ator aplicadas ao estudo da corporeidade do Malandro do Samba de Gafieira. Pretende-se
apresentar a hipótese de que tais artifícios facilitam e ampliam a compreensão das
possibilidades infinitas existentes para a construção do Malandro de cada dançarino. Para este
fim foi realizado um breve estudo histórico dos dois principais momentos de significância do
Malandro: sua origem e ressignificação enquanto figura sócio cultural, seguido pela correlação
entre samba de gafieira e teatro a partir da experiência pessoal da autora e por fim a descrição
de um laboratório piloto já aplicado e estruturado com base em exercícios aprendidos durante
a graduação, afim de proporcionar a dançarinos de salão o contato e a experimentação de
exercícios teatrais previamente selecionados. |
Abstract: | The presented work is a study about the techniques used for the corporal training of the actor
applied to the corporeal study of the Malandro from Samba de Gafieira. It is intended to present
the hypothesis that such devices facilitate and expand the understanding of the infinite
possibilities that exist for the construction of the Malandro of each dancer. To this end, a brief
historical study was carried out of the two main moments of significance of the Malandro: his
origin and resignification as a socio-cultural figure, followed by the correlation between Samba
de Gafieira and theater from the author's personal experience and finally the description of a
pilot laboratory already applied and structured to provide ballroom dancers with the contact and
experimentation of previously selected theatrical exercises. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Licenciatura em Artes Cênicas, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.