Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28164
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MariannaMassiDeMatos_tcc.pdf722,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A teatralidade do malandro do samba de gafieira
Autor(es): Matos, Marianna Massi de
Orientador(es): Macedo, Deborah Dodd Ferrez Alves de
Assunto: Teatro
Samba
Interpretação teatral
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 16-Ago-2021
Referência: MATOS, Marianna Massi de. A teatralidade do malandro do samba de gafieira. 2020. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O trabalho apresentado é um estudo sobre as técnicas utilizadas para o treinamento corporal do ator aplicadas ao estudo da corporeidade do Malandro do Samba de Gafieira. Pretende-se apresentar a hipótese de que tais artifícios facilitam e ampliam a compreensão das possibilidades infinitas existentes para a construção do Malandro de cada dançarino. Para este fim foi realizado um breve estudo histórico dos dois principais momentos de significância do Malandro: sua origem e ressignificação enquanto figura sócio cultural, seguido pela correlação entre samba de gafieira e teatro a partir da experiência pessoal da autora e por fim a descrição de um laboratório piloto já aplicado e estruturado com base em exercícios aprendidos durante a graduação, afim de proporcionar a dançarinos de salão o contato e a experimentação de exercícios teatrais previamente selecionados.
Abstract: The presented work is a study about the techniques used for the corporal training of the actor applied to the corporeal study of the Malandro from Samba de Gafieira. It is intended to present the hypothesis that such devices facilitate and expand the understanding of the infinite possibilities that exist for the construction of the Malandro of each dancer. To this end, a brief historical study was carried out of the two main moments of significance of the Malandro: his origin and resignification as a socio-cultural figure, followed by the correlation between Samba de Gafieira and theater from the author's personal experience and finally the description of a pilot laboratory already applied and structured to provide ballroom dancers with the contact and experimentation of previously selected theatrical exercises.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Licenciatura em Artes Cênicas, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.