Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2815
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ClassedonioMoraes_FranciscoMorais_JairoOliveira_MarlonPinheiro.pdf978,93 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAzevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de-
dc.contributor.authorMoraes, Classedonio da Silva-
dc.contributor.authorMorais, Francisco Adonias da Silva-
dc.contributor.authorOliveira, Jairo Antônio de Souza-
dc.contributor.authorPinheiro, Marlon Charles da Costa-
dc.identifier.citationMORAES, Classedonio da Silva et al. Recital didático: ações pedagógicas e ampliação da vivência musical. 2011. 100 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2011.en
dc.description.abstractEste projeto teve como objetivo geral analisar de que forma uma proposta de recital didático pode ser utilizado para ampliar a escuta musical dos alunos, no ambiente escolar, considerando a relação entre o que eles ouvem e os estilos que não fazem parte de seu universo musical, a partir da associação entre o seu conhecimento musical intuitivo e o repertório do concerto didático. O Projeto foi desenvolvido em uma escola pública de Cruzeiro do Sul/AC, no segundo semestre de 2011 e se fundamenta em literatura sobre Formação de Plateia e no conceito de escuta atenta. Trata-se de pesquisa-ação desenvolvida com alunos do Ensino Fundamental, na faixa etária entre 11 e 15 anos. Para cumprir os objetivos do trabalho foram elaboradas oficinas de musica e um recital didático. Como instrumentos de coleta de dados, foram aplicados 3 questionários, a saber: 1) questionário diagnóstico no qual foi investigada a vivência musical dos alunos, suas preferências e a forma como ouvem música; 2) questionário de avaliação das oficinas e 3) questionário de avaliação do recital didático, cujos objetivos foram conhecer as impressões e opiniões dos participantes quanto a oficina de música e recital didático. Os resultados mostram que as oficinas e o recital despertaram o interesse por músicas que não faziam parte de sua vivência, possibilitaram novas formas de envolvimento com a música e contribuiu para a formação crítica sobre a música ouvida. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe project "Didactic Recital: Music teaching and learning in audience listening" aimed to analyze how a didactic recital can be applied to expand students' musical listening, at the school environment, considering the relationship between what they already hear and the musical genres that are not yet a part of their musical universe, considering the association between their intuitive musical knowledge and repertoire of the didactic recital. The project was developed in a public school in the city of Cruzeiro do Sul – Acre during the second school semester of 2011. It‟s the project‟s theoretical framework is based on the literature about audience listening and in the concept of active listening. The methodological design is a action-research project which was conducted with school-aged participants, aged between 11 and 15 years-old. In order to meet the objectives of this study, music classes/workshops and a didactic recital were prepared. Three questionnaires were used to collect data, namely: 1) diagnostic questionnaire in which we investigated the students' previous musical experience, their preferences and how they listen to music, 2) assessment questionnaire of the music classes/workshops and 3) assessment questionnaire of the didactic recital, which aimed to investigate the impressions and opinions of the participants about the didactic recital. The results showed that the music classes/workshops and the didactic recital were fundamental in getting the attention and interest of the participants to songs that were not part of their previous musical experience. They also have opened new ways of the participant‟s engagement with music as well as contributed in building a critical reflection about the music they heard.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudoen
dc.subject.keywordMúsica - análise, apreciaçãoen
dc.subject.keywordOficina de músicaen
dc.titleRecital didático : ações pedagógicas e ampliação da vivência musicalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-02-06T22:19:29Z-
dc.date.available2012-02-06T22:19:29Z-
dc.date.issued2012-02-06T22:19:29Z-
dc.date.submitted2011-12-03-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2815-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons