Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Queiroz, Fernando Antônio Pinheiro Villar de | - |
dc.contributor.author | Fonseca, Letícia Ferreira da | - |
dc.identifier.citation | FONSECA, Letícia Ferreira da. Metodologias performativas: a busca infinita por um ensino dialógico e democrítico das artes da cena. 2020. 72 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Licenciatura em Artes Cênicas, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A busca por metodologias performativas é o que move esta pesquisa e está situada entre
o desejo e a necessidade de engendrar outras e diferentes formas de ensinar e aprender. A
pesquisa e sua metodologia de abordagem estão alicerçadas por observações teórico-práticas e
experimentações performativas vivenciadas em primeira pessoa. O cerne desta investigação
está em buscar fundamentação teórica e prática para futuramente dar forma à uma metodologia
que tenha como pilar principal o contato e a participação direta das estudantes e dos estudantes,
sendo então, ela mesma, fruto de encontros e partilhas, adaptando-se de acordo com as
necessidades do momento presente. Portanto, almejando impulsionar um ensino emancipador
e dialógico e democrítico (democrático e crítico) congreguei quatro diferentes expressões
teórico-práticas-performativas, que problematizam e ressignificam a forma como as pessoas se
relacionam – entre si e com a arte: Pedagogia da autonomia, de Paulo Freire e Modo Operativo
AND, de Fernanda Eugenio e João Fiadeiro e Performance Arte e Contato Improvisação. Essas
práticas se desdobram em quatro eixos poético-argumentativos que sustentam e fomentam esta
pesquisa de forma híbrida e porosa e flexível. O primeiro capítulo deste texto se debruça sobre
a Pedagogia da Autonomia, na tentativa de compreender as propostas feitas por Freire e criar
caminhos para trazê-las de forma efetiva para a realidade do ensino e aprendizagem das artes
da cena. O segundo capítulo se dedica às poéticas da performance arte e seus subcapítulos, em
diálogo, abarcam práticas relacionais e performativas que muito interessam a mim e, portanto,
a esta busca: Modo Operativo AND e Contato Improvisação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes cênicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Performance (Arte) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interpretação teatral | pt_BR |
dc.title | Metodologias performativas : a busca infinita por um ensino dialógico e democrítico das artes da cena | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-16T13:29:04Z | - |
dc.date.available | 2021-08-16T13:29:04Z | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28156 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
|