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dc.contributor.advisorQueiroz, Fernando Antônio Pinheiro Villar de-
dc.contributor.authorFonseca, Letícia Ferreira da-
dc.identifier.citationFONSECA, Letícia Ferreira da. Metodologias performativas: a busca infinita por um ensino dialógico e democrítico das artes da cena. 2020. 72 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Licenciatura em Artes Cênicas, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA busca por metodologias performativas é o que move esta pesquisa e está situada entre o desejo e a necessidade de engendrar outras e diferentes formas de ensinar e aprender. A pesquisa e sua metodologia de abordagem estão alicerçadas por observações teórico-práticas e experimentações performativas vivenciadas em primeira pessoa. O cerne desta investigação está em buscar fundamentação teórica e prática para futuramente dar forma à uma metodologia que tenha como pilar principal o contato e a participação direta das estudantes e dos estudantes, sendo então, ela mesma, fruto de encontros e partilhas, adaptando-se de acordo com as necessidades do momento presente. Portanto, almejando impulsionar um ensino emancipador e dialógico e democrítico (democrático e crítico) congreguei quatro diferentes expressões teórico-práticas-performativas, que problematizam e ressignificam a forma como as pessoas se relacionam – entre si e com a arte: Pedagogia da autonomia, de Paulo Freire e Modo Operativo AND, de Fernanda Eugenio e João Fiadeiro e Performance Arte e Contato Improvisação. Essas práticas se desdobram em quatro eixos poético-argumentativos que sustentam e fomentam esta pesquisa de forma híbrida e porosa e flexível. O primeiro capítulo deste texto se debruça sobre a Pedagogia da Autonomia, na tentativa de compreender as propostas feitas por Freire e criar caminhos para trazê-las de forma efetiva para a realidade do ensino e aprendizagem das artes da cena. O segundo capítulo se dedica às poéticas da performance arte e seus subcapítulos, em diálogo, abarcam práticas relacionais e performativas que muito interessam a mim e, portanto, a esta busca: Modo Operativo AND e Contato Improvisação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArtes cênicaspt_BR
dc.subject.keywordPerformance (Arte)pt_BR
dc.subject.keywordInterpretação teatralpt_BR
dc.titleMetodologias performativas : a busca infinita por um ensino dialógico e democrítico das artes da cenapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-16T13:29:04Z-
dc.date.available2021-08-16T13:29:04Z-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28156-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
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