Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Rodrigo | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Rafael Nogueira | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Rafael Nogueira. Vestígios de gêneros epistolares em livros didáticos: dissonância ou consonância com as práticas socioculturais dos aprendizes? 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir das contribuições teóricas acerca dos Gêneros do Discurso, é proposto, neste artigo, a
análise do tratamento que o livro didático dá para o gênero textual Carta de Reclamação. Para
isso, utilizarei a abordagem teórica de Bakhtin, sobre os Gêneros do Discurso, em
consonância com a Sociolinguística Interacional, Pragmática e a Linguística textual atreladas a
uma pesquisa qualitativa em uma coleção didática de Língua Portuguesa. O objetivo do
presente artigo, justifica-se pela necessidade de se colocar em discussão a apresentação desses
gêneros como propostas de que valorizem o social e não somente gêneros com funcionamento
estritamente escolar. Por fim, constatei que a coleção didática, voltada para o Ensino Médio
regular, tem em seu direcionamento, ao tratar da Carta de Reclamação, mesclagens das
abordagens sociais e puramente pedagógicas. Ou seja, em seu conteúdo o livro faz propostas
reais e que propuseram diálogos reais entre alunos/escola/sociedade, porém traz abordagens
puramente pedagógicas quando propôs que houvesse caminhos corretos quanto ao modo de
escrita dessas cartas, principalmente na seção “passar a limpo”. Portanto, o livro está em
consonância com Bakhtin quanto ao viés social, mas se contrapõe em aspectos estilísticos e
composicionais. Ressalta-se o não esgotamento científico ao que tange essa temática, podendo
ser aprofundada e relacionada com a Carta de Solicitação por conterem características comuns
entre si. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.title | Vestígios de gêneros epistolares em livros didáticos : dissonância ou consonância com as práticas socioculturais dos aprendizes? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-13T13:46:59Z | - |
dc.date.available | 2021-08-13T13:46:59Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28146 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Based on the theoretical contributions about the Discourse Genres, this article proposes an
analysis of the treatment that the textbook gives to the textual genre Letter of Complaint. For
that, I will use Bakhtin's theoretical approach, about Discourse Genres, in line with
Interactional, Pragmatic Sociolinguistics and textual Linguistics linked to a qualitative
research in a didactic collection of Portuguese Language. The purpose of this article is justified
by the need to discuss the presentation of these genres as proposals that value the social and
not only genders with strictly school functioning. Finally, I found that the didactic collection,
aimed at regular high school, has in its direction, when dealing with the Complaint Letter,
mixes of social and purely pedagogical approaches. In other words, in its content the book
makes real proposals and that proposed real dialogues between students / school / society, but
it brings purely pedagogical approaches when it proposed that there were correct paths as to
the way of writing these Letters, especially in the section “going clean”. Therefore, the book is in line with Bakhtin regarding the social bias, but it is opposed in stylistic and compositional
aspects. It is worth noting that there is no scientific exhaustion with regard to this theme, which
can be deepened and related to the Request Letter because they contain common
characteristics | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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