Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28145
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_PolyanneAlvesDosSantos_tcc.pdf1,56 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.authorSantos, Polyanne Alves dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Polyanne Alves dos. A intertextualidade como proposta de mediação da leitura. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2021.pt_BR
dc.description.abstractDiante dos questionamentos sobre o papel da literatura na contemporaneidade, sobre sua forma de ensino nas escolas brasileiras e dos desafios atuais para a formação de leitores assíduos, como o massivo uso das tecnologias que substituíram o hábito de ler, este trabalho tem por objetivo possibilitar uma nova oportunidade de mediação da leitura por um método não tradicional, ou seja, não baseado em períodos literários, analisando obras de diferentes autores e temáticas – produzidas em épocas distantes uma da outra e veiculadas por diferentes meios de comunicação –, cujo enredo se liga pela intertextualidade. Para isso, foram selecionados o livro Dom Quixote, de Miguel Cervantes, e o filme O poço, de André Borelli. Ademais, a obra História da Loucura na Idade Clássica, de Michel Foucault, norteará parte deste estudo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura contemporâneapt_BR
dc.subject.keywordIntertextualidadept_BR
dc.subject.keywordLeiturapt_BR
dc.titleA intertextualidade como proposta de mediação da leiturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-13T13:40:44Z-
dc.date.available2021-08-13T13:40:44Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28145-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In view of the questions on the role of literature in contemporary society about its way of teaching in Brazilian schools and the current challenges for regular readers' formation, such as the fact that the massive use of technology has replaced the reading habit, this paper aims to provide a new opportunity for reading mediation through a non-traditional method – that is, a method that is not based on literary periods – by analyzing works of different authors and themes (produced in distant times from one another and broadcast by different media) and whose plot is connected by intertextuality. For this purpose, Miguel Cervantes’ book Don Quixote and Galder Gaztelu-Urrutia’s film The Platafform were selected. In addition, Michel Foucault’s Madness and Civilization: A History of Insanity in the Age of Reason will guide part of this studypt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.