Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.author | Santos, Polyanne Alves dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Polyanne Alves dos. A intertextualidade como proposta de mediação da leitura. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante dos questionamentos sobre o papel da literatura na contemporaneidade,
sobre sua forma de ensino nas escolas brasileiras e dos desafios atuais para a
formação de leitores assíduos, como o massivo uso das tecnologias que
substituíram o hábito de ler, este trabalho tem por objetivo possibilitar uma nova
oportunidade de mediação da leitura por um método não tradicional, ou seja, não
baseado em períodos literários, analisando obras de diferentes autores e temáticas
– produzidas em épocas distantes uma da outra e veiculadas por diferentes meios
de comunicação –, cujo enredo se liga pela intertextualidade. Para isso, foram
selecionados o livro Dom Quixote, de Miguel Cervantes, e o filme O poço, de André
Borelli. Ademais, a obra História da Loucura na Idade Clássica, de Michel Foucault,
norteará parte deste estudo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura contemporânea | pt_BR |
dc.subject.keyword | Intertextualidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura | pt_BR |
dc.title | A intertextualidade como proposta de mediação da leitura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-13T13:40:44Z | - |
dc.date.available | 2021-08-13T13:40:44Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28145 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In view of the questions on the role of literature in contemporary society about its way
of teaching in Brazilian schools and the current challenges for regular readers'
formation, such as the fact that the massive use of technology has replaced the
reading habit, this paper aims to provide a new opportunity for reading mediation
through a non-traditional method – that is, a method that is not based on literary
periods – by analyzing works of different authors and themes (produced in distant
times from one another and broadcast by different media) and whose plot is
connected by intertextuality. For this purpose, Miguel Cervantes’ book Don Quixote
and Galder Gaztelu-Urrutia’s film The Platafform were selected. In addition, Michel
Foucault’s Madness and Civilization: A History of Insanity in the Age of Reason will
guide part of this study | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|