Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28134
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_DiegoSantosDeSousa_tcc.pdf347,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento de habilidades comunicativas em entrevista de emprego : emancipação e independência comunicativa
Autor(es): Sousa, Diego Santos de
Orientador(es): Ribeiro, Ormezinda Maria
Assunto: Oralidade
Etiqueta social
Comunicação
Entrevistas (seleção de pessoal)
Universidade de Brasília (UnB) - estudantes
Sociolinguística
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 11-Ago-2021
Referência: SOUSA, Diego Santos de. Desenvolvimento de habilidades comunicativas em entrevista de emprego: emancipação e independência comunicativa. 2020. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo refletir sobre o processo de uso da oralidade em entrevistas de emprego, com base em uma pesquisa qualitativa realizada com estudantes da Universidade de Brasília. No estudo, levou-se em consideração a necessidade de analisar o espaço simbólico e o processo dinâmico e multifacetado que é a comunicação em situações de maior formalidade. A pesquisa se baseou em pressupostos teóricos da Sociolinguística de Bakhtin, usando a Teoria dos Gêneros Orais, de Antônio Marcuschi, com o uso da oralidade, e de Cunha e Cintra, a respeito das problematizações sobre o valor linguístico da norma culta. A motivação para o desenvolvimento da pesquisa se fundamenta na hipótese de que a oralidade é uma ferramenta indispensável para a prática social e influencia diretamente na vida em sociedade. Os resultados encontrados indicam que há forte necessidade de desenvolver mecanismos para lidar com a oralidade dentro do ambiente da Educação Básica. As contribuições desta pesquisa ressaltam a importância da Sociolinguística para a compreensão da oralidade como fenômeno multifacetado da Língua Portuguesa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.