Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2813
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_RenatoMarigoMalettaPaula.pdf679,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Planejamento de capacidade em organizações privadas sem fins lucrativos que atuam em pesquisa e desenvolvimento
Autor(es): Paula, Renato Marigo Maletta de
Orientador(es): Souza, Giovanni Carluccio de
Assunto: Competências individuais
Gestão de pessoas
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 6-Fev-2012
Referência: PAULA, Renato Marigo Maletta de. Planejamento de capacidade em organizações privadas sem fins lucrativos que atuam em pesquisa e desenvolvimento. 2010. 51 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O trabalho estudou o planejamento de capacidade e as relações entre as variáveis “demanda” e “capacidade” em organizações sem fins lucrativos do Terceiro Setor, tendo como objetivo verificar a hipótese de que as organizações privadas cadastradas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia para realizarem projetos de pesquisa e desenvolvimento, dentro do contexto da Lei de Informática, recebem aumento de demanda de projetos acima da sua capacidade opera-cional, no primeiro trimestre de cada ano, em razão de dispositivos existentes na própria lei. Para isso foi feita uma pesquisa descritiva e quantitativa junto às instituições desse tipo sedia-das no Distrito Federal, utilizando-se como instrumento um questionário que coletou dados primários referentes à receita trimestral dessas instituições, em índices percentuais, a fim de caracterizar a existência de maior ou menor demanda. Os dados foram tabulados em planilhas e as informações, ao serem analisadas, mostraram um resultado que negou a hipótese de pes-quisa. Entretanto, a análise dos resultados permitiu observar a existência de grande variação nas receitas trimestrais dessas organizações, revelando fortes indícios de demandas superiores à sua capacidade operacional, em determinadas épocas do ano, fato que impacta diretamente o Planejamento de Capacidade dessas organizações. O referencial teórico foi baseado, princi-palmente, nos estudos de Slack, Chambers e Johnston (2002) a respeito da relação entre as variáveis “demanda” e “capacidade”, possibilitando oferecer sugestões de estratégias para lidar com este tipo de problema.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.2813
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons