Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28125
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LucasMouraGomes_tcc.pdf3,98 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Validação experimental de filtro estatístico para controle PID
Autor(es): Gomes, Lucas Moura
Orientador(es): Fortaleza, Eugenio
Assunto: Estatística
Controlador Lógico Programável (CLP)
Indústrias
Data de apresentação: 27-Nov-2019
Data de publicação: 11-Ago-2021
Referência: GOMES, Lucas Moura. Validação experimental de filtro estatístico para controle PID. 2019. 54 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho de graduação busca validar de maneira experimental os benefícios do uso de um filtro de base estatística para controle Proporcional Integral Derivativo. Portanto, neste estudo os dados experimentais de um sistema de dois tanques em cascata funcional foram cap tados a fim de observar e comparar o ruído do sinal de controle com e sem o filtro. Uma vez que as melhorias foram confirmadas, o algoritmo foi implementado no Controlador Lógico Progra mável da bancada para que possa ser mais facilmente replicado em outras plantas industriais.
Abstract: This graduation project pursues the experimental validation of the advantages of using a sig nal filter of statistical basis. Therefore, the experimental data of a functional two-tank cascade system were measured in order to analyze and compare the control signal noise for a Propor tional Integral Derivative control strategy with and without the filter. After its benefits were confirmed, the algorithm has been implemented in the native software of the Programmable Logic Controller so it can be conveniently transferred to other industrial plants.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.