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dc.contributor.advisorRomariz, Alexandre Ricardo Soares-
dc.contributor.authorKalejaiye, Lucas Bamidele Tinoco-
dc.identifier.citationKALEJAIYE, Lucas Bamidele Tinoco. Treinamento de agentes jogadores de futebol usando aprendizado por reforço. 2019. 59 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO uso de técnicas de aprendizado de máquina se popularizaram muito com o avanço de tecnologias de computação de alto desempenho. Das técnicas desenvolvidas, uma das que mais tiveram destaque foram as que usam de redes neurais para aperfeiçoar e conseguir resultados. Esse trabalho têm como objetivo fazer um estudo de uso de técnicas de apren dizado de máquina - especificamente aprendizado por reforço - para conseguir treinar robôs jogadores de futebol, para que estes consigam fazer gols de forma consistente. Fo ram feitos experimentos com várias formas de treinamento, desde redes mais simples até algoritmos considerados estado da arte. O projeto foi motivado pelo trabalho da equipe UnBall, equipe de futebol de robôs da UnB, que compete na categoria IEEE - Very Small Size, e todo estudo foi feito com base nas regras dessa categoria.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAprendizado de máquinapt_BR
dc.subject.keywordRedes neurais (Computação)pt_BR
dc.subject.keywordJogadores de futebolpt_BR
dc.subject.keywordAprendizado por reforçopt_BR
dc.subject.keywordRobôspt_BR
dc.titleTreinamento de agentes jogadores de futebol usando aprendizado por reforçopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-11T14:13:57Z-
dc.date.available2021-08-11T14:13:57Z-
dc.date.submitted2019-12-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28124-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The use of machine learning techniques have become very popular with the advances in high performance computing technologies. Within the developed techniques, the ones that employ neural networks are among the most popular. This work has the objective of studying machine learning techniques - specifically reinforcement learning - to train robot soccer players so that they can score goals consistently. Many experiments with various training methods were made, from the simplests of algorithms to state-of-the-art ones. The project was motivated by the work of UnBall, the robot soccer team from UnB that competes in the category IEEE - Very Small Size. The study was made using the rules from this category as basis.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



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