Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28122
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GustavoHenriqueDeSouzaLeao_tcc.pdf2,96 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da sensibilidade das perdas técnicas em um alimentador de distribuição em função da localização da micro geração fotovoltaica
Autor(es): Leão, Gustavo Henrique de Souza
Orientador(es): Shayani, Rafael Amaral
Coorientador(es): Ferreira Filho, Anésio de Leles
Assunto: Energia elétrica - geração
Energia elétrica - consumo
Energia - fontes alternativas
Energia renovável
Sistema fotovoltaico
Geração distribuída fotovoltaica
Data de apresentação: 9-Dez-2019
Data de publicação: 11-Ago-2021
Referência: LEÃO, Gustavo Henrique de Souza. Análise da sensibilidade das perdas técnicas em um alimentador de distribuição em função da localização da micro geração fotovoltaica. 2019. 58 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O crescente consumo de energia elétrica implica em um igual aumento na geração. Historica mente, a geração de energia é dependente dos combustíveis fósseis, porém este panorama tem mudado recentemente. Com o aumento da preocupação em preservar o meio ambiente, a neces sidade crescente de diversificação de fontes afim de se obter maior confiabilidade no sistema, as fontes renováveis têm ganhado força. Neste contexto, a Geração Distribuída Fotovoltaica repre senta uma alternativa de grande potencial para o desenvolvimento de um panorama energético sustentável e limpo. Entretanto, as redes de distribuição existentes foram, majoritariamente, con cebidas para uma geração centralizada, tornando desafiador a integração de Geração Distribuída Fotovoltaica. Tendo como base este fato, o presente trabalho busca elucidar, com base em um estudo de caso de um alimentador radial real, a influência da localização de Geração Distribuída Fotovoltaica no que tange as perdas técnicas do sistema. O trabalho em questão tem como método a variação da localização onde se tem instalada a geração distribuída fotovoltaica (GDFV), para cada nível de penetração são simulados 300 possibilidades de localização de GDFV. Para cada possibilidade é calculado o fluxo de potência e a partir disso são calculadas as perdas a cada hora do cenário em questão. Este método permitiu observar que a influência da localização aumenta concomitantemente com o nível de penetração de GDFV, também é perceptível que não há neces sidade de simular 300 possibilidades de localização diferente para os níveis de penetração entre 10% e 40%.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.