Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28120
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GlaucioFernandoBeserraPinheiro_tcc.pdf3,62 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de viabilidade técnica para inclusão de serviço de radiodifusão de TV digital
Autor(es): Pinheiro, Gláucio Fernando Beserra
Orientador(es): Braga, Adoniran Judson de Barros
Assunto: Televisão
Radiodifusão
Televisão digital
Televisão - transmissão
Data de apresentação: 9-Dez-2019
Data de publicação: 11-Ago-2021
Referência: PINHEIRO, Gláucio Fernando Beserra. Estudo de viabilidade técnica para inclusão de serviço de radiodifusão de TV digital. 2019. 52 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente projeto aborda os requisitos e procedimentos para o estudo de viabilidade de inclusão de um canal de radiodifusão de televisão digital no espectro de radiofrequências, especificamente no município de Campinas-SP, podendo ser replicado em qualquer município do Brasil. O estudo utiliza dados topográficos e informações públicas de geradoras e retransmissoras de TV existentes, como: localização geográfica, potência efetivamente radiada e altura de antenas; com essas informações são aplicados modelos de propagação de campo elétrico. Tem como base as resoluções da ANATEL n° 284 de 7 de dezembro de 2001 e n° 398 de 7 de abril de 2005, que aprovam o regulamento técnico para prestação de serviços de radiodifusão. Nas resoluções são indicadas a norma da Secretaria de Comunicação N002/91 e a recomendação ITU-R P.1546-1 para determinação e predição de Intensidade de Campo em frequências VHF e UHF. Em complementação ao estudo é utilizada a ferramenta PROGIRA® Plan, software que permite análises de sistemas de radiodifusão digitais ISDB-T e possui recursos de banco de dados geográficos onde são aplicados modelos de predição de propagação, sendo o escolhido o CRC predict, sistema canadense com alto nível de complexidade e precisão. A ferramenta dispõe de plotagem em mapa de níveis de intensidade de campo elétrico, a partir da determinação dos parâmetros da estação transmissora. Os resultados do estudo preveem se uma nova estação proposta atenderá adequadamente a região e não acarretará prejuízos aos serviços de radiodifusão existentes, estimando possíveis interferências em canais que utilizam a mesma frequência ou frequências adjacentes.
Abstract: O presente projeto aborda os requisitos e procedimentos para o estudo de viabilidade de inclusão de um canal de radiodifusão de televisão digital no espectro de radiofrequências, especificamente no município de Campinas-SP, podendo ser replicado em qualquer município do Brasil. O estudo utiliza dados topográficos e informações públicas de geradoras e retransmissoras de TV existentes, como: localização geográfica, potência efetivamente radiada e altura de antenas; com essas informações são aplicados modelos de propagação de campo elétrico. Tem como base as resoluções da ANATEL n° 284 de 7 de dezembro de 2001 e n° 398 de 7 de abril de 2005, que aprovam o regulamento técnico para prestação de serviços de radiodifusão. Nas resoluções são indicadas a norma da Secretaria de Comunicação N002/91 e a recomendação ITU-R P.1546-1 para determinação e predição de Intensidade de Campo em frequências VHF e UHF. Em complementação ao estudo é utilizada a ferramenta PROGIRA® Plan, software que permite análises de sistemas de radiodifusão digitais ISDB-T e possui recursos de banco de dados geográficos onde são aplicados modelos de predição de propagação, sendo o escolhido o CRC predict, sistema canadense com alto nível de complexidade e precisão. A ferramenta dispõe de plotagem em mapa de níveis de intensidade de campo elétrico, a partir da determinação dos parâmetros da estação transmissora. Os resultados do estudo preveem se uma nova estação proposta atenderá adequadamente a região e não acarretará prejuízos aos serviços de radiodifusão existentes, estimando possíveis interferências em canais que utilizam a mesma frequência ou frequências adjacentes.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.