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Título: A virgem, o eu e o sol : imagens na poética de Sousândrade
Autor(es): Sales, Luis Guilherme Freitas
Orientador(es): Rodrigues, Fabricia Walace
Assunto: Poesia brasileira
Literatura comparada
Romantismo
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 11-Ago-2021
Referência: SALES, Luis Guilherme Freitas. A virgem, o eu e o sol: imagens na poética de Sousândrade. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este estudo tem o objetivo de analisar, no terceiro poema do livro Harpas Selvagens (1857), do poeta maranhense Sousândrade (1832-1902), como o autor constrói a individualidade de uma imagem poética ao mesmo tempo que a relaciona com a construção de outra. O estudo das obras de Sousândrade se relaciona muitas vezes com a revisão de cânone. Após a "revisão de um processo de ouvido" empreendida pelos irmãos Augusto e Haroldo de Campos (2002, p. 23), muitos pesquisadores têm retomado os estudos sobre o poeta, nos quais sua maior obra, O Guesa (SOUSÂNDRADE, 2012), poema épico escrito por ele em 1888, tem sido resgatada e melhor compreendida com o passar do tempo. Antes dele, porém, Sousândrade escreveu diversos poemas líricos, de ampla complexidade e ricos em subjetividade poética. Por isso, neste artigo, com base na análise poética e nos métodos da Literatura Comparada, pretende-se empreender um aprofundamento na poesia lírica sousandradina, especificamente no terceiro poema, denominado “ao sol”. O foco do trabalho será o desenvolvimento e a compreensão da forma com que os elementos principais do poema são representados e relacionados entre si, a fim de construírem um universo poético bastante complexo, com o uso de elementos da tradição romântica ao mesmo tempo em que o poeta imprime fortemente seu próprio estilo.
Abstract: This study has the goal to analize, in the third poem from the book Harpas Selvagens (1857), from the poet Sousândrade, born in Maranhão, how the author builds up the individuality of a poetic scene at the same time he connects it with another one. The study of Sousândrade's works is very often related with the review of the canon. After the "review of a process by ear" undertaken by the brothers Augusto and Haroldo de Campos (2002, p. 23), many researchers have been resuming their studies about the poet, in which his biggest work, O Guesa (SOUSÂNDRADE, 2012), epic poem written by him in 1888, has been rescued and better comprehended with time. Although, before this, Sousândrade wrote many lirical poems, of high complexity and rich in poetic subjectivity. That is why, in this article, based on the poetic analysis and on the methods from Comparative Literature, it is intended to undertake a deepening into the sousandradinan lirical poetry, specifically in the third poem, named "in the sun". The focus of this work is the development and comprehension of the way the main elements of the poem are representend and related to each other, to build a poetic universe complex enough, using the elements of the romantic tradition at the same time the poet strongly marks his own style.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2021.
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