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Título: Impacto do planejamento estratégico orientado para o desempenho, treinamento e desenvolvimento de pessoal em uma autarquia estadual : estudo de caso dos servidores responsáveis pelo atendimento ao cidadão no núcleo de licenciamento e registro de veículos do DETRAN-DF no primeiro semestre de 2010
Autor(es): Pinheiro Filho, Raimundo Ozias
Orientador(es): Souza, Giovanni Carluccio de
Assunto: Planejamento estratégico
Servidores públicos - desempenho
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 6-Fev-2012
Referência: PINHEIRO FILHO, Raimundo Ozias. Impacto do planejamento estratégico orientado para o desempenho, treinamento e desenvolvimento de pessoal em uma autarquia estadual: estudo de caso dos servidores responsáveis pelo atendimento ao cidadão no núcleo de licenciamento e registro de veículos do DETRAN-DF no primeiro semestre de 2010. 2010. 66 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Este trabalho objetivou identificar, por intermédio da percepção dos servidores de um setor de atendimento presencial ao público integrante da Administração Pública Indireta Estadual, os fatores impactantes no desempenho pessoal, considerando às ações de planejamento estratégico pessoal, treinamento e desenvolvimento. No presente trabalho foi adotado o conceito de planejamento descrito por (OLIVEIRA, 1991, p.23), para o autor, planejamentos são os mecanismos instituídos para facilitar o alcance dos meios para estruturar recursos e ações voltadas para certos objetivos, que dessa forma podem ser geridos de forma melhor. Foi realizada, durante o primeiro semestre de 2010, uma pesquisa quantitativa no núcleo de licenciamento e registro de veículos através de análise documentais, observação sistemática e, sobre tudo, da aplicação de questionário estruturado para toda a população, objeto de estudo do trabalho, considerando três variáveis. Planejamento, Desempenho e Treinamento e Desenvolvimento, T&D. Para cada variável foram elaboradas cinco questões contendo aspectos relevantes que orientaram o desenvolvimento do trabalho. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e o resultado comprovou que, para cada participante envolvido, vários fatores são associados à desmotivação do servidor, principalmente quando comparados ao desempenho, treinamento e desenvolvimento, o que fortalece a importância do estabelecimento de um planejamento que busque a união dessas alternativas motivando o quadro pessoal da organização.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.2811
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