Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pereira, Danglei de Castro | - |
dc.contributor.author | Fagundes, Késia Eliana Belini | - |
dc.identifier.citation | FAGUNDES, Késia Eliana Belini. Leitura, literatura e construção de identidade: a formação do leitor. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Pensar o ensino de literatura e suas modalidades práticas supõe que se defina a finalidade
deste ensino. É a formação de um sujeito leitor livre, responsável e crítico, capaz de construir
sentidos de modo autônomo e de argumentar suas percepções. É também, obviamente, a
formação do sujeito leitor sensível, com uma personalidade aberta aos outros e ao mundo que
este ensino de literatura vislumbra. A sala de aula é o espaço privilegiado de negociação e de
produção de novos sentidos e significados a respeito, principalmente, dos diversos conceitos
escolares e de educação. Isso acontece em uma rede interativa complexa em que se tornam
presentes as experiências e vivências de professores e alunos, além do próprio conhecimento
formal. Do professor, espera-se que conduza seus alunos, buscando compreender e negociar
os diferentes processos de significação que envolvem as situações de aprendizagem que
planejou. O objetivo deste escrito é elucidar, juntamente com o trabalho de Residência
Pedagógica, o ensino/aprendizagem da literatura entre ação docente e mediação na formação
do leitor. As considerações encaminham-se para um entendimento de que os conteúdos
escolares de literatura, somente estarão a serviço do desenvolvimento dos estudantes se forem
operados na conjuntura dos seus processos de significação e afetividade, tendo em conta que a
função primordial da educação é a de nutrir possibilidades relacionais entre indivíduos e
sociedade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interesses na leitura | pt_BR |
dc.title | Leitura, literatura e construção de identidade : a formação do leitor | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-09T18:39:05Z | - |
dc.date.available | 2021-08-09T18:39:05Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28104 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Thinking about literature teaching and its practical modalities defines this teaching objective.
It is the formation of a free, responsible, and critical subject-reader who can autonomously
build senses and argue her/his perceptions. It is obviously also the formation of the sensible
subject-reader, one with a personality opened to others and to the world that this literature
teaching glimpses. The classroom is the privileged space of negotiation and production of
new senses and meanings, mainly regarding to several scholar and educative concepts. It
happens in a complex interactive net in which experiences of teachers and students become
present, besides the formal knowledge itself. From the teacher it is expected that s/he leads the
students, searching for understanding and negotiating the different signification processes
which involve the planned learning situations. This study aims to clarify, together with the
Pedagogical Residency work, the literature teaching-learning process between the teacher
action and her/his mediation in the subject-reader formation. The considerations lead to an
understanding that the scholar literature contents will only be at the service of the students’
development if they will be used in the conjuncture of its processes of significance and
affectivity, considering that the education primordial function is nurturing relational
possibilities between subjects and society | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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