Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28089
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_VictoriaSmithDeSousaSilva_tcc.pdf2,71 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Memória, verdade e justiça : o Estado brasileiro e as violações de direitos humanos, 1968-1979
Autor(es): Silva, Victória Smith de Sousa Cunha
Orientador(es): Lobo, Andréa de Souza
Assunto: Tortura
Democracia
Ato Institucional n.º 1 - 9 de abril de 1964
Anistia
Brasil - história 1964-1985
Memória
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 9-Ago-2021
Referência: SILVA, Victória Smith de Sousa Cunha. Memória, verdade e justiça: o Estado brasileiro e as violações de direitos humanos, 1968-1979. 2020. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A presente monografia tem por objetivo apresentar conceitos relativos às graves violações de direitos humanos cometidas pelo Estado brasileiro no período alocado entre o AI-5, 1968, e a Lei de Anistia, 1979. Para além de apresentação de conceitos, busquei promover uma análise da arqueologia da tortura e propor reflexão acerca do papel de memória desempenhado na construção da cidadania no Brasil em períodos de transição democrática, assim como a forma com que a construção da memória implica no exercício de esquecimento no caso do Brasil. Após apresentar os conceitos relativos à arqueologia da tortura, busquei apresentar o caso Herzog e a forma com que ele foi crucial no momento de virada em torno da retomada da democracia no Brasil no período de abertura política. Busquei finalizar o trabalho etnográfico demonstrando os possíveis conceitos de memória, anistia e as conclusões e recomendações pautadas pela Comissão Nacional da Verdade na entrega do relatório final em 2014.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.