Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28082
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_IsadoraAlvesDueti_tcc.pdf1,75 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sotaques em tela : a produção do episódio-piloto de uma série jornalística de podcasts sobre a representação dos sotaques brasileiros na fala de telejornalistas de rede
Autor(es): Dueti, Isadora Alves
Orientador(es): Pinheiro, Elton Bruno Barbosa
Assunto: Telejornalismo
Regionalismos
Podcast
Língua portuguesa - dialetos
Sociolinguística
Variação linguística
Data de apresentação: 11-Dez-2020
Data de publicação: 3-Ago-2021
Referência: DUETI, Isadora Alves. Sotaques em tela: a produção do episódio-piloto de uma série jornalística de podcasts sobre a representação dos sotaques brasileiros na fala de telejornalistas de rede. 2020. 129 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso se volta à apresentação de todo o processo de realização do episódio-piloto da série de podcasts jornalísticos “Sotaques em Tela”, que visa ao debate sobre a representação da diversidade de falares regionais de telejornalistas nos noticiários nacionais. O referido piloto se dirige à abordagem conceitual e histórica da multiplicidade de sotaques no Brasil e a construção de um falar que é próprio do jornalismo televisivo. Assim, o estudo da pauta se deu à luz da Sociolinguística e da história do telejornalismo no Brasil. Como metodologia aplicada, a análise de conteúdo de produtos do mesmo estilo permitiu observar a aplicação de entrevistas como fio condutor do formato escolhido e os recursos jornalísticos empregados dentro de uma estrutura que permite novas formas de interação. Concluiu-se que a diversidade de sotaques brasileiros deve ser muito debatida e tratada de forma mais natural pela sociedade, bem como no telejornalismo. Em relação à experimentação técnica, o podcast mostrou-se como inovadora possibilidade jornalística, combinando diferentes recursos à linguagem radiofônica.
Abstract: This Undergraduate Thesis focuses on the presentation of the entire process of carrying out the pilot episode of the series of journalistic podcasts “Sotaques em Tela”, which aims to debate the representation of the diversity of regional speeches by telejournalists in national news. The aforementioned pilot addresses the conceptual and historical approach to the multiplicity of accents in Brazil and the construction of a speech that is typical of television journalism. Thus, the study of the topic took place in the light of Sociolinguistics and the history of telejournalism in Brazil. As an applied methodology, the content analysis of products of the same style, allowed observing the application of interviews as the guide of the chosen format and the journalistic resources employed within a structure that allows new forms of interaction. It was concluded that the diversity of Brazilian accents should be much debated and treated more naturally by society, as well as in television news. In relation to technical experimentation, the podcast proved to be an innovative journalistic possibility, combining different resources to the radio language.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.