Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2808
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_EnnerSebastiaoGarcia.pdf938,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise evolutiva do mercado de previdência complementar aberta brasileiro entre 2000 e 2010
Autor(es): Garcia, Enner Sebastião
Orientador(es): Spezia, Gabriel de Araújo
Assunto: Assistência social
Previdência social
Previdência social privada
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 6-Fev-2012
Referência: GARCIA, Enner Sebastião. Análise evolutiva do mercado de previdência complementar aberta brasileiro entre 2000 e 2010. 2010. 38 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O presente estudo pretendeu analisar o mercado de previdência complementar aberta, sua evolução, investigando critérios relevantes para este crescimento, pesquisando a abrangência deste produto na sociedade, identificando barreiras para a continuidade do crescimento e projetando as perspectivas do setor. A preocupação com o setor de previdência vem se tornando uma preocupação cada vez maior dos governantes e da população em geral principalmente a partir de 1994, com o Plano Real. O cenário de estabilidade monetária propiciado por esse plano foi fundamental para o crescimento astronômico da previdência complementar, pois esta depende da capacidade dos agentes de se planejarem por um período mais longo de tempo. Mas não apenas isso. A pirâmide etária brasileira assume cada vez mais a forma das pirâmides de países maduros, aumentada nas idades medianas que concentram a maior parte da população. Projeções do IBGE indicam que os brasileiros idosos de 65 anos ou mais deverá aumentar de 12 milhões em 2008 para 49 milhões em 2050 e em contrapartida a população jovem, entre zero e 24 anos, cairá no mesmo período de 84 milhões para 51 milhões. São crescentes as preocupações que esse fenômeno acarreta para o bom funcionamento dos esquemas de previdência e assistência social baseados no regime de repartição como o regime brasileiro.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.2808
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons