Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28078
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_HigorDaSilvaMenezes_tcc.pdf7,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Memorial dos Povos Indígenas em Brasília : uma análise da arquitetura moderna em uma relação complexa com a instituição museu
Autor(es): Menezes, Higor da Silva
Orientador(es): Considera, Andréa Fernandes
Assunto: Arquitetura de museus
Museus - Brasília (DF)
Arquitetura moderna
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 2-Ago-2021
Referência: MENEZES, Higor da Silva. Memorial dos Povos Indígenas em Brasília: uma análise da arquitetura moderna em uma relação complexa com a instituição museu. 2021. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho aborda a relação entre arquitetura, museu e espaço urbano, tendo como estudo de caso o Memorial dos Povos Indígenas de Brasília. É desenvolvido uma análise e reflexão sobre o protagonismo da arquitetura diante da instituição museu e os impactos que dela decorrem. São retomadas especificidades da história da arquitetura de museus, o movimento de vanguarda modernista na arquitetura e seu reflexo no museu, a contextualização do Memorial dos Povos Indígenas na cidade moderna de Brasília e suas relações intrínsecas de poder e representatividade e uma breve reflexão sobre a configuração das novas instituições museais.
Abstract: This work addresses the relationship between architecture, museum and urban space, taking as a case study the Memorial of the Indigenous Peoples of Brasília. An analysis and reflection on the role of architecture in the face of the museum institution and the impacts that result from it are developed. Specificities of the history of museum architecture are resumed, the modernist avant-garde movement in architecture and its reflection in the museum, the contextualization of the Memorial of the Indigenous Peoples in the modern city of Brasilia and its intrinsic relations of power and representativeness and a brief reflection on the configuration new museum institutions.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Museologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.