Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28065
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MarceloAraujoBasto_tcc.pdf1,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Liderança em projetos : um estudo de caso sobre o programa estratégico Astros 2020
Autor(es): Basto, Marcelo Araújo
Orientador(es): Dechandt, Siegrid Guillaumon
Assunto: Gestão de projetos
Liderança
Exército brasileiro
Estratégia
Data de apresentação: 14-Set-2020
Data de publicação: 30-Jul-2021
Referência: BASTO, Marcelo Araújo. Liderança em projetos: um estudo de caso sobre o programa estratégico Astros 2020. 2020. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Projetos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho analisou a situação do Prg EE ASTROS 2020 quanto à correta caracte rização da natureza dos seus projetos, em particular do MTC-300 e do Viatura do Sistema ASTROS; e de seus respectivos estilos de liderança. Para tanto, seguiu-se a metodologia para estudo de caso único, com duas unidades de análise, referentes a esses dois projetos estratégicos. Os procedimentos metodológicos se deram com o fulcro exploratório e descritivo, fundamentados numa pesquisa de campo, por meio de observação participante durante visitas ao EPEx, acompanhada de análise docu mental, e de uma revisão bibliográfica. As evidências conduziram para a resposta das perguntas e do pressuposto teórico desta pesquisa, ao demonstrarem um alinhamento dentro da equipe do ASTROS sobre a correta caracterização dos dois projetos em questão, cujas diferenças têm sido respeitadas pelo gerente do programa ao estabelecer condutas gerenciais adequadas para cada um dos projetos. Apesar da recente transformação do ASTROS em programa, além do fato de o escritório de pro jetos da Força ser relativamente novo, e da ainda razoável imaturidade gerencial da equipe, os projetos MTC-300 e Vtr ASTROS têm suas idiossincrasias reconhecidas pelo seu gestor, sendo, também, gerenciados a partir de estilos próprios de liderança, o que corrobora para o sucesso desse programa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Especialização em Gestão de Projetos, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Projetos



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.