Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2806
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_MichelFelixMoura.pdf188,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da eficiência do fluxo de dividendos descontados como método de avaliação de ativos
Autor(es): Moura, Michel Félix de
Orientador(es): Oliveira, Wolney Resende de
Assunto: Bolsa de Valores de São Paulo
Bolsa de valores
Títulos (Finanças)
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 6-Fev-2012
Referência: MOURA, Michel Félix de. Análise da eficiência do fluxo de dividendos descontados como método de avaliação de ativos. 2010. 33 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: É difícil mensurar o valor real de um ativo negociado em bolsa, determinando se sua cotação está acima ou abaixo do que seria o preço “justo” para aquisição/venda do papel. Existem alguns modelos para se determinar este preço justo, sendo o mais utilizado atualmente o método de fluxo de caixa descontados. Todavia, este método é de difícil aplicação para o investidor iniciante em bolsa. Um método de aplicação mais imediata seria de maior utilidade para o investidor pessoa física, facilitando os cálculos e dando uma alternativa de avaliação de empresas segundo os critérios fundamentalistas. Com isso, vamos testar neste trabalho a eficiência do método de fluxo de dividendos descontados ao valor presente, pois é de mais fácil aplicação. Assim, pretendemos determinar se este método é eficiente para uso e aplicação em ações da BOVESPA.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010. Curso de Graduação em Administração a Distância.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.2806
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons