Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28059
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AureaMariaKnaipNobre_tcc.pdf1,38 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Produção de materiais para as aulas de artes do ensino médio da escola estadual Raulino Cotta Pacheco
Autor(es): Nobre, Aurea Maria Knaip
Orientador(es): Cordeiro, Marisa Araújo
Assunto: Artes
Artes visuais - estudo e ensino
Ensino médio
Material didático
Data de apresentação: 10-Dez-2015
Data de publicação: 28-Jul-2021
Referência: NOBRE, Aurea Maria Knaip. Produção de materiais para as aulas de artes do ensino médio da escola estadual Raulino Cotta Pacheco. 2015. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga-MG, 2015.
Resumo: O presente trabalho refere-se à produção de materiais alternativos para as aulas de Arte. A presente pesquisa foi realizada na turma do 1º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Raulino Cotta Pacheco. Com a carência de recursos materiais a serem utilizados em aulas de Artes – o que dificulta o trabalho dos professores e resulta em desinteresse do alunado pela disciplina – objetivou-se solucionar essa questão através da confecção de materiais alternativos. A partir disso, foi proposta aos alunos a produção do próprio material de trabalho, com vistas a investigar de que forma essa estratégia poderia contribuir para as aulas práticas de Arte e se a produção do próprio material motivaria os alunos no desempenho as aulas. Teve-se como objetivo desenvolver materiais alternativos para que pudessem fazer uso e obter em seus trabalhos, por um baixo custo, resultados semelhantes ou iguais como quando utilizam os materiais existentes no mercado, visto que a instituição não possui condições de oferecê-los. A partir disso, objetivou-se discriminar as contribuições que efetivamente se realizariam por meio das oficinas e, após, medir o desempenho do alunado nas aulas de artes. Dessa forma, o progresso do trabalho foi ancorado em uma pesquisa qualitativa, feita através de entrevistas, questionários, experimentação, observação e registros. Foi uma experiência positiva, uma vez que os alunos não imaginavam ser capazes de construir o próprio material de trabalho, além do fato de que os resultados obtidos terão utilidade em um projeto artístico que está sendo desenvolvido pela instituição. Posto isto, a importância da pesquisa consiste na possibilidade de criação de um espaço seguro e dinâmico dentro da sala de aula, onde se podem oferecer perspectivas distintas e positivas em relação às dos alunos criadas pelo ensino tradicional, permitindo-os contextualizar o seu meio social com a realidade que pode transformar, estabelecendo uma relação sustentável para com o mundo ao seu redor, valorizando a capacidade de livre expressão com reflexão crítica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, 2015.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.