Título: | Produção de materiais para as aulas de artes do ensino médio da escola estadual Raulino Cotta Pacheco |
Autor(es): | Nobre, Aurea Maria Knaip |
Orientador(es): | Cordeiro, Marisa Araújo |
Assunto: | Artes Artes visuais - estudo e ensino Ensino médio Material didático |
Data de apresentação: | 10-Dez-2015 |
Data de publicação: | 28-Jul-2021 |
Referência: | NOBRE, Aurea Maria Knaip. Produção de materiais para as aulas de artes do ensino médio da escola estadual Raulino Cotta Pacheco. 2015. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga-MG, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho refere-se à produção de materiais alternativos para as aulas de
Arte. A presente pesquisa foi realizada na turma do 1º ano do Ensino Médio, da
Escola Estadual Raulino Cotta Pacheco. Com a carência de recursos materiais a
serem utilizados em aulas de Artes – o que dificulta o trabalho dos professores e
resulta em desinteresse do alunado pela disciplina – objetivou-se solucionar essa
questão através da confecção de materiais alternativos. A partir disso, foi proposta
aos alunos a produção do próprio material de trabalho, com vistas a investigar de
que forma essa estratégia poderia contribuir para as aulas práticas de Arte e se a
produção do próprio material motivaria os alunos no desempenho as aulas. Teve-se
como objetivo desenvolver materiais alternativos para que pudessem fazer uso e
obter em seus trabalhos, por um baixo custo, resultados semelhantes ou iguais
como quando utilizam os materiais existentes no mercado, visto que a instituição
não possui condições de oferecê-los. A partir disso, objetivou-se discriminar as
contribuições que efetivamente se realizariam por meio das oficinas e, após, medir o
desempenho do alunado nas aulas de artes. Dessa forma, o progresso do trabalho
foi ancorado em uma pesquisa qualitativa, feita através de entrevistas, questionários,
experimentação, observação e registros. Foi uma experiência positiva, uma vez que
os alunos não imaginavam ser capazes de construir o próprio material de trabalho,
além do fato de que os resultados obtidos terão utilidade em um projeto artístico que
está sendo desenvolvido pela instituição. Posto isto, a importância da pesquisa
consiste na possibilidade de criação de um espaço seguro e dinâmico dentro da sala
de aula, onde se podem oferecer perspectivas distintas e positivas em relação às
dos alunos criadas pelo ensino tradicional, permitindo-os contextualizar o seu meio
social com a realidade que pode transformar, estabelecendo uma relação
sustentável para com o mundo ao seu redor, valorizando a capacidade de livre
expressão com reflexão crítica. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, 2015. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.