Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/28056Arquivos neste item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2014_MarcosValerioDiamantino_tcc.pdf | 1,99 MB | Adobe PDF | ver/abrir |
| Título: | Arte sequencial em arte-educação |
| Autor(es): | Diamantino, Marcos Valério |
| Orientador(es): | Guimarães, Marta Mencarini |
| Coorientador(es): | Lima, Denise Munhoz de |
| Assunto: | Artes Artes visuais - estudo e ensino Linguagem visual Quadrinhos Ensino fundamental Educação Ensino - modelo pedagógico Arte-educação |
| Data de apresentação: | 6-Dez-2014 |
| Data de publicação: | 28-Jul-2021 |
| Referência: | DIAMANTINO, Marcos Valério. Arte sequencial em arte-educação. 2014. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barretos-SP, 2014. |
| Resumo: | A pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso em licenciatura em artes se propôs a buscar caminhos que possam dar sentido ao desenvolvimento da linguagem visual dos quadrinhos para alunos de 6º. e 7º. anos do ensino fundamental da Escola Estadual Dr. Antonio Olympio, em Barretos, SP. Conceitualmente o trabalho apoiou-se em premissas do método Paulo Freire apresentadas em Pedagogia do Oprimido (1994), em que o autor destaca a importância de uma educação relacionada à realidade sócio-cultural do educando. Em outra referência, O que é Método Paulo Freire (1985), Carlos Rodrigues Brandão exemplifica os caminhos da pedagogia de Freire no sentido de motivar os educandos ao aprendizado. O trabalho recorre ainda aos conceitos da Abordagem Triangular 8 teorizada pela arte-educadora Ana Mae Barbosa, bem como ao desenvolvimento de um projeto pedagógico no qual foram aplicadas como metodologia oficina de quadrinhos e pesquisa utilizando formulário quadrinizado. Outro tema de estudo desse projeto é o espaço físico da escola que deve ser discutido e pensado para convivência, atividades e aprendizagem. A apreciação e a prática das histórias em quadrinhos também necessitam de um espaço físico que seja aglutinador visível de trabalhos agregando outras oficinas da disciplina de Artes. A pesquisa procurou saber dos educandos quais interesses tinham sobre a proposta de criação de uma sala específica para a disciplina de Artes na escola. O resultado apontou para a existência de uma demanda acerca da constituição de um espaço de Arte Sequencial na escola, capaz de oferecer respostas aos interesses real e virtual do educando. Ao apontar caminhos que incentivem educandos ao fazer artístico ligado aos quadrinhos, espera-se que os resultados desse trabalho possam conscientizar também Arte-educadores a respeito da importância da Arte Sequencial como linguagem constituída de sentido e apropriada para o autoconhecimento, a percepção a reflexão e a crítica da realidade. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, 2014. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | Artes Visuais |
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.