Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2804
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_AdalbertoAlexandre.pdf187,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estilos gerenciais e o comprometimento organizacional de auditores internos de uma instituição financeira nacional
Autor(es): Alexandre, Adalberto
Orientador(es): Porto, Juliana Barreiros
Assunto: Comprometimento organizacional
Gerência
Auditoria interna
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 6-Fev-2012
Referência: ALEXANDRE, Adalberto. Estilos gerenciais e o comprometimento organizacional de auditores internos de uma instituição financeira nacional. 2010. 36 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Tomando como premissa que a liderança pode ser relevante antecedente do comprometimento no contexto organizacional de gestão de pessoas, o presente estudo objetivou investigar se o comprometimento organizacional se correlaciona com os estilos gerenciais praticados pelas chefias imediatas. À população de 31 auditores internos de 2 unidades de auditoria que atuam de forma matricial nas áreas de crédito e de transações eletrônicas de um banco, foi aplicado o questionário de comprometimento organizacional em três bases - afetiva, normativa e instrumental – validado por Medeiros e Enders (1998), e o questionário de estilos gerenciais – fator relacionamento, fator tarefa e fator situacional - validado por Melo (2004). Os resultados foram submetidos a análises estatísticas de tendência central, de dispersão e do coeficiente de correlação de Pearson, revelando significativa correlação negativa entre o fator relacionamento e o comprometimento instrumental, e significativa positiva entre o fator situacional e o comprometimento normativo, indicando alternativas para o exercício comportamental da liderança.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.2804
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons