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Título: No Brasil só tem futebol? Uma análise sobre a relação da televisão aberta com os esportes praticados no país : o caso Globo e Jogos Olímpicos de 2016
Autor(es): Oliveira, Lucas Bohrer de
Orientador(es): Fausto Neto, Tiago Quiroga
Assunto: Olimpíadas
Televisão
Televisão pública
Mídia
Esportes
Rede Globo
Esportes e televisão
Data de apresentação: 16-Dez-2020
Data de publicação: 26-Jul-2021
Referência: OLIVEIRA, Lucas Bohrer de. No Brasil só tem futebol? Uma análise sobre a relação da televisão aberta com os esportes praticados no país: o caso Globo e Jogos Olímpicos de 2016. 2020. 120 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente trabalho busca investigar a possível relação entre a baixa diversidade de esportes no Brasil e a influência da mídia televisiva neste fenômeno. A pesquisa parte da hipótese encontrada na teoria do agendamento (McCombs e Shaw, 1972) de que não importa tanto como os meios de comunicação fazem as pessoas pensarem, mas sobre o quê eles fazem elas pensarem. Sendo assim, adota o pressuposto de que as mídias em geral, e em nosso caso, a televisão especificamente, têm um papel importante no sentido de transferir sua saliência à sociedade, agendando temas sobre os quais esta última deve discutir e praticar. O escopo da pesquisa empírica é o canal de televisão aberta com maior alcance do público: a Rede Globo. Por meio da análise dos conteúdos da emissora em dois de seus portais, Memória Globo e Globoplay, procurou-se verificar a diversidade apresentada na exibição de programas e eventos esportivos. Concomitantemente, foram analisados os dados da participação brasileira nos últimos Jogos Olímpicos, no Rio, em 2016. A partir do cruzamento dos dois materiais foi realizada uma comparação acerca da diversidade apresentada na exibição de programas e eventos esportivos na televisão e os esportes e resultados do Brasil nas Olimpíadas de 2016. A partir das análises, conclui-se que existe uma relação direta entre a baixa diversidade na prática de esportes no país, que se reflete nos resultados olímpicos dos Jogos de 2016, e o tipo de transmissão esportiva realizada pela televisão aberta, especificamente a Rede Globo. Por fim, pergunta-se se, com um maior investimento por parte das políticas públicas, em múltiplos esportes, e uma ampliação na quantidade de modalidades transmitidas, não se realizaria um salto de qualidade nos resultados olímpicos brasileiros.
Abstract: This work seeks to investigate the possible relationship between the low diversity of sports in Brazil and the influence of television media in this phenomenon. The research starts from the hypothesis found in the agenda-setting (McCombs and Shaw, 1972) that it doesn't matter as much as the media make people think, but about what they make them think about. Therefore, it adopts the assumption that the media in general, and in our case, television specifically, have an important role in the sense of transferring their salience to society, scheduling topics on which the latter should discuss and practice. The scope of empirical research is the open television channel with the greatest reach of the public: Rede Globo. By analyzing the contents of the broadcaster in two of its portals, Memória Globo and Globoplay, we sought to verify the diversity presented in the exhibition of sports programs and events. Concomitantly, the data of the Brazilian participation in the last Olympic Games, in Rio, in 2016 were analyzed. From the crossing of the two materials, a comparison was made about the diversity presented in the display of sports programs and events on television and the sports and results of the Brazil at the 2016 Olympics. From the analysis, it is concluded that there is a direct relationship between the low diversity in the practice of sports in the country, which is reflected in the Olympic results of the 2016 Games, and the type of sports broadcast carried out by open television networks, specifically Rede Globo. Finally, it is asked whether, with greater investment by public policies, in multiple sports, and an increase in the quantity of modalities transmitted, there would not be a leap in quality in the Brazilian Olympic results.
Résumé: Ce travail cherche à étudier la relation possible entre la faible diversité des sports au Brésil et l'influence des médias télévisés dans ce phénomène. La recherche part de l'hypothèse trouvée dans l’agenda-setting (McCombs et Shaw, 1972) selon laquelle peu importe ce que les médias font penser, mais ce à quoi ils les font penser. Par conséquent, il adopte l'hypothèse que les médias en général, et dans notre cas, la télévision en particulier, ont un rôle important dans le sens du transfert de leur saillance à la société, en programmant des sujets sur lesquels cette dernière devrait discuter et pratiquer. La portée de la recherche empirique est la chaîne de télévision ouverte avec le plus large audience: Rede Globo. En analysant le contenu du diffuseur dans deux de ses portails, Memória Globo et Globoplay, nous avons cherché à vérifier la diversité présentée dans l'exposition des programmes et événements sportifs. Parallèlement, les données de participation brésilienne aux derniers Jeux Olympiques, à Rio, en 2016 ont été analysées. A partir du croisement des deux matériaux, une comparaison a été faite sur la diversité présentée dans l'affichage des programmes et événements sportifs à la télévision et des sports et résultats du Brésil aux Jeux Olympiques de 2016. Il ressort de l'analyse qu'il existe une relation directe entre la faible diversité de la pratique du sport dans le pays, qui se reflète dans les résultats olympiques des Jeux de 2016, et le type de diffusion sportive diffusée par la télévision ouverte, en particulier Rede Globo. Enfin, on se demande si, avec un investissement plus important des politiques publiques, dans plusieurs sports, et une augmentation de la quantité de modalités transmises, il n'y aurait pas de saut de qualité dans les résultats olympiques brésiliens.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2020.
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