Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28040
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_GiuliaSousaDeCastro_tcc.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mapa da violência do Distrito Federal : portal de visualização dos dados da Secretaria de Segurança Pública do DF
Autor(es): Castro, Giúlia Sousa de
Orientador(es): Silva, Sivaldo Pereira da
Assunto: Lei de Acesso à Informação
Transparência pública
Dados abertos
Comunicação
Distrito Federal (DF)
Violência
Segurança pública
Data de apresentação: 9-Dez-2020
Data de publicação: 23-Jul-2021
Referência: CASTRO, Giúlia Sousa de. Mapa da violência do Distrito Federal: portal de visualização dos dados da Secretaria de Segurança Pública do DF. 2020. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A Parceria para Governo Aberto e a Lei de Acesso à Informação brasileira possibilitaram o comprometimento do país com os princípios básicos de um governo aberto, que são: transparência, accountability, participação cidadã e tecnologia e inovação. A apropriação social é essencial, pensando nisso, este memorial apresenta o Mapa da Violência do Distrito Federal, um portal de visualização dos dados da Secretaria de Segurança Pública do DF, que têm como objetivo promover a transparência utilizando os conjuntos de dados que são divulgados pelo Portal de Dados Abertos do Governo do Distrito Federal. A pesquisa perpassa pelo contexto histórico da transparência pública, a implementação da transparência digital nas organizações e apresenta os desafios para a utilização, por parte da sociedade, dos Dados Abertos governamentais.
Abstract: The Open Government Partnership and the Brazilian Law on Access to Public Information enabled the country's commitment to the basic principles of open government, which are: transparency, accountability, citizen participation and technology and innovation. Social appropriation is essential, considering this, this memorial presents the Map of Violence of the Federal District, a data visualization portal of the Public Security Secretariat of the DF, which aims to promote transparency using the datasets that are released by Open Data Portal of the Federal District Government. The research goes through the historical context of public transparency, the implementation of digital transparency in organizations and presents the challenges for the use, by society, of open government data.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.