Título: | A gestão da diversidade LGBT+ e a humanização das organizações : um estudo de caso da P&G |
Autor(es): | Espíndola, Daniel Gammerdinger Véras |
Orientador(es): | Silva, Ellis Regina Araújo da |
Assunto: | LGBTQIAP+ Comunicação organizacional Estratégias empresariais Diversidade sexual Humanização no trabalho Qualidade de vida no trabalho |
Data de apresentação: | 8-Dez-2020 |
Data de publicação: | 23-Jul-2021 |
Referência: | ESPÍNDOLA, Daniel Gammerdinger Véras. A gestão da diversidade LGBT+ e a humanização das organizações:
um estudo de caso da P&G. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Este memorial tem, como intuito pessoal, trazer reflexões sobre minha trajetória
enquanto aluno de comunicação organizacional da Universidade de Brasília e
sobre o artigo produzido em conjunto deste. Em um próximo momento,
academicamente, apontar as relações entre os estudos da gestão da
diversidade, especificamente pensando em trabalhadores LGBT+, e o fator
humanizador da comunicação organizacional. Para analisar
metodologicamente, foi escolhido o levantamento de um estudo de caso sobre
as políticas e práticas de diversidade e inclusão da multinacional P&G,
utilizando técnicas de análise documental de informações de domínio público e
a entrevista em profundidade com empregados LGBT+ da empresa. Os
resultados mostram que os estudos da gestão da diversidade e a humanização
das organizações andam lado a lado, uma vez que os ambientes
organizacionais são constituídos por relações comunicacionais entre seus
colaboradores. Foi também possível verificar o impacto que as práticas e
políticas de diversidade tem na vida de funcionários LGBT+, que se sentem
muito mais seguros e produtivos quando trabalham em uma empresa
humanizada que se importa com suas subjetividades, gerando também uma
maior atração e retenção de talentos. Conclui-se a importância da
implementação de um modelo de gestão da diversidade LGBT+ no ambiente
corporativo como forma de gerar maior vantagem competitiva e satisfação do
quadro de funcionários. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2020. |
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Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
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