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Título: A gestão da diversidade LGBT+ e a humanização das organizações : um estudo de caso da P&G
Autor(es): Espíndola, Daniel Gammerdinger Véras
Orientador(es): Silva, Ellis Regina Araújo da
Assunto: LGBTQIAP+
Comunicação organizacional
Estratégias empresariais
Diversidade sexual
Humanização no trabalho
Qualidade de vida no trabalho
Data de apresentação: 8-Dez-2020
Data de publicação: 23-Jul-2021
Referência: ESPÍNDOLA, Daniel Gammerdinger Véras. A gestão da diversidade LGBT+ e a humanização das organizações: um estudo de caso da P&G. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este memorial tem, como intuito pessoal, trazer reflexões sobre minha trajetória enquanto aluno de comunicação organizacional da Universidade de Brasília e sobre o artigo produzido em conjunto deste. Em um próximo momento, academicamente, apontar as relações entre os estudos da gestão da diversidade, especificamente pensando em trabalhadores LGBT+, e o fator humanizador da comunicação organizacional. Para analisar metodologicamente, foi escolhido o levantamento de um estudo de caso sobre as políticas e práticas de diversidade e inclusão da multinacional P&G, utilizando técnicas de análise documental de informações de domínio público e a entrevista em profundidade com empregados LGBT+ da empresa. Os resultados mostram que os estudos da gestão da diversidade e a humanização das organizações andam lado a lado, uma vez que os ambientes organizacionais são constituídos por relações comunicacionais entre seus colaboradores. Foi também possível verificar o impacto que as práticas e políticas de diversidade tem na vida de funcionários LGBT+, que se sentem muito mais seguros e produtivos quando trabalham em uma empresa humanizada que se importa com suas subjetividades, gerando também uma maior atração e retenção de talentos. Conclui-se a importância da implementação de um modelo de gestão da diversidade LGBT+ no ambiente corporativo como forma de gerar maior vantagem competitiva e satisfação do quadro de funcionários.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2020.
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