Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Curvello, João José | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Bárbara Silva de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Bárbara Silva de. Estado da arte da pesquisa no curso de Comunicação Organizacional da Universidade de Brasília: análise de monografias e artigos apresentados como trabalhos de conclusão
de curso entre 2013 e 2018. 2020. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Comunicação Organizacional é um campo de conhecimento considerado recente, que busca
se consolidar diante da ampla área abarcada nos tempos atuais, em que a comunicação se coloca
central na sociedade e, mais do que nunca, estratégica para as organizações. O curso de Comunicação Organizacional da UnB, pioneiro no Brasil, possui dez anos de existência, fazendo-se
importante refletir sobre suas tendências. Este estudo, portanto, se propôs a identificar temas e
objetos de estudo da produção acadêmica discente, estruturado nos princípios do estado da arte
com abordagem quanti-qualitativa, a partir da análise dos resumos dos trabalhos de conclusão
de curso de 2013 a 2018 publicados na Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da
referida universidade. O conteúdo dos resumos foi submetido à análise de classificação hierárquica descendente do software livre Iramuteq e analisado à luz da análise de conteúdo, proposta
por Bardin. Como resultado, encontrou-se que os trabalhos refletem tanto as tradicionais áreas
de intervenção da comunicação organizacional em instituições (comunicação interna, administrativa, externa, mercadológica), como acompanha a evolução da comunicação, afirmando-se
como ambiência que afeta a sociedade, a cultura, as relações e as pautassociais. Foi evidenciado
também que, embora considerada recente, a produção acadêmica está se apropriando das ferramentas científicas para produzir conhecimento, consolidando-se também como campo de pesquisa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação organizacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Comunicação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estratégias empresariais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalhos de conclusão de curso | pt_BR |
dc.title | Estado da arte da pesquisa no curso de Comunicação Organizacional da Universidade de Brasília : análise de monografias e artigos apresentados como trabalhos de conclusão de curso entre 2013 e 2018 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-23T13:51:42Z | - |
dc.date.available | 2021-07-23T13:51:42Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-16 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28034 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Organizational Communication is considered a recent field of knowledge, which seeks to consolidate on the broad area covered in current times, where communication is central to society
and, more than ever, strategic for companies. UnB’s Organizational Communication course, a
pioneer in Brazil, exists for ten years, making its consideration important to reflect on its trends.
Therefore, this study proposes to identify themes and objects of study from the students’ academic production, structured on the state-of-art principles with a quantitative-qualitative approach, based on the analysis of the course conclusion papers abstracts published in the period
from 2014 to 2019 at the “Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente” of the university.
The contents of the abstracts were submitted to the hierarchical classification analysis of the
free software Iramuteq and analyzed on the view of the content analysis, proposed by Bardin.
As a result, it was found that the works reflect both the traditional areas of intervention of
organizational communication in institutions (internal, administrative, external, marketing), as
well as accompanying the evolution of communication, asserting itself as an environment that
affects society, culture, relationships and social guidelines. It was also shown that, although
considered recent, academic production is appropriating the scientific tools to produce
knowledge, also consolidating itself as a research field. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
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