Título: | A marca Magazine Luíza : impactos sociais das ações contra violência doméstica na pandemia |
Autor(es): | Magalhães, Bárbara de Matos |
Orientador(es): | Belisário, Katia Maria |
Assunto: | Pandemia Violência contra as mulheres Violência doméstica covid-19 Crise econômica Comunicação Lojas de departamento Causas sociais na internet |
Data de apresentação: | 15-Dez-2020 |
Data de publicação: | 23-Jul-2021 |
Referência: | MAGALHÃES, Bárbara de Matos. A marca Magazine Luíza: impactos sociais das ações contra violência doméstica na pandemia. 2020. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Em 2020 a pandemia da COVID-19 desencadeou mudanças em todas as esferas da
vida em sociedade e gerou uma crise econômica global sem precedentes. No Brasil,
a desigualdade socioeconômica foi aprofundada e os hábitos de consumo tiveram
que se adaptar ao ambiente virtual. Empresas e marcas tiveram que se reinventar e
se posicionar diante do caos. Nesse cenário, os índices violência cresceram
substancialmente, sobretudo no ambiente doméstico em função do confinamento de
famílias. As mulheres foram, sem dúvida, as maiores vítimas dessa violência por
parte de maridos, companheiros, parceiros. Este estudo objetiva avaliar a
comunicação da Magazine Luiza, marca que se posicionou fortemente no
enfrentamento à violência doméstica e se fortaleceu durante a pandemia. A
metodologia consiste na pesquisa bibliográfica com autores de comunicação
organizacional, marketing, campanhas institucionais, posicionamento, marca e
branding. Inclui ainda a análise das narrativas da propaganda institucional da
empresa e o impacto social positivo de sua atuação. Os resultados mostram que as
estratégias usadas pela Magazine Luiza ganharam destaque pela coerência e
constância da construção das narrativas em torno das causas sociais,
principalmente na causa relacionada ao combate da violência doméstica. |
Abstract: | In 2020 the COVID-19 pandemic triggered changes in all walks of life in society and
caused an unprecedented global economic crisis. In Brazil, socioeconomic inequality
has been deepened and consumption habits have to adapt to the virtual
environment. Companies and brands had to reinvent themselves and position
themselves in the face of chaos. In this scenario, violence rates grew secondary,
especially in the domestic environment due to the confinement of families. Women
were undoubtedly the biggest victims of this violence on the part of husbands,
partners, partners. This study aims to evaluate the communication of Magazine
Luiza, a brand that was strongly positioned in the fight against domestic violence and
was strengthened during a pandemic. The methodology consists of bibliographic
research with authors of organization, communication, marketing, institutional
campaigns, positioning, brand and branding. It also includes an analysis of the
company's institutional advertising narratives and the positive social impact of its
performance. The results show that those used by Magazine Luiza gained
prominence due to the coherence and constancy of the construction of narratives
around social causes, mainly in the cause related to the fight against domestic
violence. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2020. |
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Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
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