Título: | Populismo e mídias sociais : estratégias de comunicação, informação e desinformação |
Autor(es): | Mattiello, Nicole de Faria Bartolini |
Orientador(es): | Silva, Sivaldo Pereira da |
Assunto: | Populismo (Ciência Política) Mídia social Informação Comunicação |
Data de apresentação: | 3-Dez-2019 |
Data de publicação: | 22-Jul-2021 |
Referência: | MATTIELLO, Nicole de Faria Bartolini. Populismo e mídias sociais: estratégias de comunicação, informação e desinformação. 2019. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O populismo está ressurgindo na América Latina e vem se estabelecendo em outras
regiões do mundo desde o início dos anos 2000. Esse fenômeno pode ser
considerado como potencial ameaça às democracias e uma abertura para o
estabelecimento de regimes autoritários e de longa permanência no poder. Diante
desse contexto, essa pesquisa procura estudar algumas estratégias de comunicação
e disseminação de informação e desinformação que o atual presidente do Brasil, Jair
Bolsonaro, utiliza, a fim de descobrir se ele pode ser considerado um ator populista.
Também busca compreender como ele usa o Twitter para conduzir seus apoiadores,
exercer poder e se comunicar com a sua massa apoiadora. Além disso, esse
trabalho procura estudar a relação entre o populismo e a comunicação, e a
construção de narrativas na dinâmica da opinião pública. Além da revisão
bibliográfica, foi utilizado o método de análise de conteúdo e o programa Iramuteq
para fazer a análise lexical do discurso de Jair Bolsonaro em sua conta pessoal do
Twitter. As análises demonstram adequação conceitual na tipificação do discurso de
Jair Bolsonaro com a perspectiva populista, e a utilização da estratégia de
desinformação para construir narrativas a seu favor e moldar a realidade para
conseguir mais apoio e se vender como o político ideal através da sua rede. |
Abstract: | Populism is resurfacing in Latin America and has been establishing itself in other
regions of the world since the early 2000s. This phenomenon can be considered as a
potential threat to democracies and an opening to the establishment of authoritarian
and long-standing regimes in power. Given this context, this research seeks to study
some communication strategies and information dissemination and misinformation
that the current president of Brazil, Jair Bolsonaro, uses, in order to find out if he can
be considered a populist actor. It also seeks to understand how it uses Twitter to
drive its supporters, exercise power and communicate with its supporters. In addition,
this work seeks to study the relationship between populism and communication, and
the construction of narratives in the dynamics of public opinion. In addition to the
literature review, we used the content analysis method and the Iramuteq program to
lexically analyze Jair Bolsonaro's speech on her personal Twitter account. The
analyzes demonstrate conceptual fit in typifying Jair Bolsonaro's discourse with the
populist perspective, using the disinformation strategy to construct narratives in his
favor, and shaping reality to gain more support and sell himself as the ideal politician
through his network. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.