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Título: Populismo e mídias sociais : estratégias de comunicação, informação e desinformação
Autor(es): Mattiello, Nicole de Faria Bartolini
Orientador(es): Silva, Sivaldo Pereira da
Assunto: Populismo (Ciência Política)
Mídia social
Informação
Comunicação
Data de apresentação: 3-Dez-2019
Data de publicação: 22-Jul-2021
Referência: MATTIELLO, Nicole de Faria Bartolini. Populismo e mídias sociais: estratégias de comunicação, informação e desinformação. 2019. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O populismo está ressurgindo na América Latina e vem se estabelecendo em outras regiões do mundo desde o início dos anos 2000. Esse fenômeno pode ser considerado como potencial ameaça às democracias e uma abertura para o estabelecimento de regimes autoritários e de longa permanência no poder. Diante desse contexto, essa pesquisa procura estudar algumas estratégias de comunicação e disseminação de informação e desinformação que o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, utiliza, a fim de descobrir se ele pode ser considerado um ator populista. Também busca compreender como ele usa o Twitter para conduzir seus apoiadores, exercer poder e se comunicar com a sua massa apoiadora. Além disso, esse trabalho procura estudar a relação entre o populismo e a comunicação, e a construção de narrativas na dinâmica da opinião pública. Além da revisão bibliográfica, foi utilizado o método de análise de conteúdo e o programa Iramuteq para fazer a análise lexical do discurso de Jair Bolsonaro em sua conta pessoal do Twitter. As análises demonstram adequação conceitual na tipificação do discurso de Jair Bolsonaro com a perspectiva populista, e a utilização da estratégia de desinformação para construir narrativas a seu favor e moldar a realidade para conseguir mais apoio e se vender como o político ideal através da sua rede.
Abstract: Populism is resurfacing in Latin America and has been establishing itself in other regions of the world since the early 2000s. This phenomenon can be considered as a potential threat to democracies and an opening to the establishment of authoritarian and long-standing regimes in power. Given this context, this research seeks to study some communication strategies and information dissemination and misinformation that the current president of Brazil, Jair Bolsonaro, uses, in order to find out if he can be considered a populist actor. It also seeks to understand how it uses Twitter to drive its supporters, exercise power and communicate with its supporters. In addition, this work seeks to study the relationship between populism and communication, and the construction of narratives in the dynamics of public opinion. In addition to the literature review, we used the content analysis method and the Iramuteq program to lexically analyze Jair Bolsonaro's speech on her personal Twitter account. The analyzes demonstrate conceptual fit in typifying Jair Bolsonaro's discourse with the populist perspective, using the disinformation strategy to construct narratives in his favor, and shaping reality to gain more support and sell himself as the ideal politician through his network.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2019.
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