Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Belisário, Katia Maria | - |
dc.contributor.author | Freire, Karolline Valentim Ferreira | - |
dc.identifier.citation | FREIRE, Karolline Valentim Ferreira. Preto no branco: análise das influenciadoras digitais de beleza branca e negra do Brasil. 2019. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho objetiva investigar as representações da beleza branca e negra no
Instagram. Para tanto, foram escolhidas duas influenciadoras digitais (uma branca e uma
negra), do ramo da maquiagem, mais populares nessa rede social do Brasil. A pergunta de
pesquisa é: como se dá a representação no Instagram das principais influenciadoras digitais
brasileiras de maquiagem, conforme os padrões de beleza branca e negra? Para responder a esse
questionamento, utilizou-se de pesquisa bibliográfica com autores que tratam de beleza,
feminismo e redes sociais, com destaque para o Instagram. Além disso, foram realizadas
descrições abrangentes das influenciadoras digitais escolhidas, Mari Maria e Camila Nunes, e
dos seus perfis no Instagram. Procedeu-se à análise de conteúdo das postagens, durante o mês
de setembro de 2019. Como resultado desse estudo, observou-se que ambas postam sobre
maquiagem, mas que há uma predominância da estética branca em relação à negra no Brasil.
Os padrões de beleza (cabelos, maquiagem e tonalidades) privilegiam a mulher branca, apesar
da população do país ser composta por uma maioria negra. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instagram (Rede social on-line) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mídia social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Beleza física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Influenciadores digitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Padrões de beleza | pt_BR |
dc.title | Preto no branco : análise das influenciadoras digitais de beleza branca e negra do Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-21T20:59:47Z | - |
dc.date.available | 2021-07-21T20:59:47Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-02 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28014 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper aims to investigate the representation of white and black beauty on Instagram. To
do so, two far-reaching brazilian digital influencers (one white and one black), both from the
makeup branch, were selected. This research's question is: "how is the most far-reaching
brazilian digital influencers represented as a standard on white and black beauty?" In order to
answer this a bibliographic research was performed on authors that delve on the topics of
beauty, feminism and social medial, with a focus on Instagram. Furthermore, a comprehensive
description was performed of the chosen digital influencers, Mari Maria and Camila Nunes,
and their Instagram profile. Followed by a content analysis of their posts of September 2019.
As a result of this study, it was noted that both post about makeup, but there is a dominance of
white over black aesthetics in Brazil. The standard of beauty (hair, makeup, shades) favors
white women, although this country's population is composed primarily by a black majority. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
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