Título: | O uso de Projective Mapping/Napping® e Ultra-flash Profiling para análise sensorial descritiva por consumidores : uma revisão sistemática |
Autor(es): | Nascimento, Railane Pereira do |
Orientador(es): | Pineli, Lívia de Lacerda de Oliveira |
Assunto: | Consumidores - comportamento de compra Alimentos - avaliação sensorial Alimentos - análise |
Data de apresentação: | 10-Dez-2020 |
Data de publicação: | 21-Jul-2021 |
Referência: | NASCIMENTO, Railane Pereira do. O uso de Projective Mapping/Napping® e Ultra-flash Profiling para análise sensorial descritiva por consumidores: uma revisão sistemática. 2020. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Métodos descritivos rápidos são flexíveis, econômicos e podem ser utilizados por
avaliadores semi-treinados e consumidores. Devido ao crescimento de estudos sensoriais
envolvendo o uso destes métodos e da hipótese de que consumidores não treinados podem
discriminar e descrever amostras com precisão, o objetivo desta revisão foi analisar se
consumidores não treinados conseguem caracterizar amostras de forma confiável e eficaz
usando os métodos Projective Mapping/Napping® e Ultra-flash Profiling. Após aplicação
dos critérios de inclusão e exclusão e leitura integral dos artigos, 51 estudos integraram a
revisão e foram analisados. Análise dos estudos demonstrou que consumidores são
eficazes na discriminação de amostras com diferenças globais altamente perceptíveis,
mas não para amostras com diferenças sutis. Outras limitações foram encontradas, como
impossibilidade de interpretação das diferenças de percepção sensorial entre os
consumidores ao discriminarem as amostras e o uso predominante de termos hedônicos
para as descrever. |
Abstract: | Rapid descriptive methods are flexible, economics and they can be used by semi-
trained evaluators and consumers. Due to the sensorial studies growth involving the usage
of these methods and of the hypothesis that untrained consumers can discriminate and
describe samples with precision, the objective of this paper was to analyse whether the
untrained consumers are able to categorise samples in a reliable and effective way, by
using the Projective Mapping/Napping® and the Ultra-flash Profiling methods. After
applying the criterion of inclusion, exclusion and an integral reading of the articles, 51
studies integrated this revision and were analysed. Analysis of the study has demonstrated
that consumers are effective to discrimination of samples with global differences highly
perceptive, but not when it comes to those samples with subtle differences. Other
limitations were seen, such as the impossibility of interpretation of the differences of
sensorial perception among the consumers when discriminating the samples and the
predominant use of hedonic terms to describe. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2020. |
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Aparece na Coleção: | Nutrição
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