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Título: O ar que cheira a lança-perfume : representação, história e memória em sangue de coca-cola, de Roberto Drummond
Autor(es): Machado, Luzia Pires
Orientador(es): Almarza, Sara
Assunto: Drummond, Roberto, 1939-2002
Romance (Literatura)
Literatura - estudo e ensino
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 6-Fev-2012
Referência: MACHADO, Luzia Pires. O ar que cheira a lança-perfume: representação, história e memória em sangue de coca-cola, de Roberto Drummond. 2011. 23 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A presente monografia propõe um estudo do romance Sangue de Coca-Cola (1980) do escritor mineiro Roberto Drummond (1933 – 2002) sob a perspectiva de literatura como representação. A análise empreendida procura entender a obra na sua relação com a realidade histórica do Brasil entre as décadas de 60 e 80 do século XX, período em que vigorou o Estado Militar. A pretensão é mostrar como a obra de Drummond dialoga com esse período da História Brasileira por meio da memória, do insólito e de uma realidade cíclica que marca o enredo do romance. Além disso, traz a percepção do pós-moderno, uma vez que a construção do livro se dá, principalmente, por meio das lembranças e memórias de seus personagens e pela conjugação de gêneros e recursos literários com as novas possibilidades criadas pela cultura de massas (recursos midiáticos e diferentes tipos de linguagem).
Abstract: This monograph presents a study of the novel Sangue de Coca-Cola (1980) from the author Roberto Drummond (1933-2002) about the literature perspective as representation. The following analysis is due to understand this literary work in its relation with the historic reality of Brazil between the 60 and 80 decades of the twentieth century, period in witch has been established de Military State. The goal is to show how the Drummond’s novel interacts with this period of the Brazilian History through memory, trough the unusual, and trough a cyclic reality that marks the novel’s plot. Besides, it brings the perception of the post-modern, since the construction of the book is maid mainly trough the characters’ memories and trough the conjugation of genres and literary resources with the new possibilities created from the popular culture (media resources and different kinds of language).
Informações adicionais: Monografia (graduação)-Universidade de Brasília, Faculdade de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2800
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