Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27992
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_PedroHenriqueSantosMoraes_tcc.pdf254,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Caminhos contemporâneos da internacionalização da Universidade de Brasília
Autor(es): Moraes, Pedro Henrique Santos
Orientador(es): Faulstich, Enilde Leite de Jesus
Assunto: Internacionalização na educação
Língua portuguesa - história
Políticas educacionais
Professores - formação
Estrangeiros
Língua portuguesa - estudo e ensino
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 21-Jul-2021
Referência: MORAES, Pedro Henrique Santos. Caminhos contemporâneos da internacionalização da Universidade de Brasília. 2020. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido no Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos (Centro Lexterm) da Universidade de Brasília. Este trabalho debate o processo de internacionalização na contemporaneidade e o espaço que a Universidade de Brasília ocupa nesse processo. Também é apresentado os caminhos que a Língua Portuguesa traçou até chegar ao que é conhecido hoje. Além da questão histórica, são debatidas as políticas realizadas no Brasil e em Portugal, com o objetivo de difundir o português nos demais países do globo. Nesse aspecto, o curso de Português do Brasil como Segunda Língua (PBSL) é introduzido no debate, a fim de demonstrar a importância da formação de professores específicos, para atuarem no processo de ensino-aprendizagem de indivíduos interessados em aprender o português. Por fim, o debate chega à necessidade de se concretizar políticas que lancem a Língua Portuguesa em um cenário internacional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português do Brasil como Segunda Língua



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.