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Título: Dificuldades de leitura e escrita de estudantes indígenas dos ensinos fundamental e médio de uma escola pública da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Autor(es): Sousa, Guilherme Chamone Carvalho de
Orientador(es): Gomes, Dioney Moreira
Assunto: Índios - educação
Português do Brasil como Segunda Língua (PBSL)
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF)
Escolas públicas
Sociolinguística
Língua portuguesa - estudo e ensino
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 21-Jul-2021
Referência: SOUSA, Guilherme Chamone Carvalho de. Dificuldades de leitura e escrita de estudantes indígenas dos ensinos fundamental e médio de uma escola pública da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). [2020]. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua)—Universidade de Brasília, Brasília, [2020].
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar as dificuldades de leitura e escrita de estudantes indígenas dos ensinos médio e fundamental de uma escola pública da Secretaria de Educação do Distrito Federal. A motivação para a pesquisa se deu a partir da descoberta da grande quantidade de indígenas matriculados em escolas públicas no Distrito Federal e, principalmente, do fato de que eles têm enfrentado dificuldades de aprendizagem. Esses indígenas estão cursando aulas de português como língua materna sem que haja qualquer preparo por parte dos professores para lidarem com esses alunos, o que é agravado pelo fato de que muitos desses alunos não têm o português como língua materna. Esse será o nosso foco. Os resultados apresentados aqui revelam, além da necessidade de capacitação dos professores que atuam junto a esse público, a necessidade da elaboração de materiais didáticos apropriados e o uso de outras estratégias e abordagens de ensino para otimizar o aprendizado e viabilizar o bilinguismo funcional com a participação ativa da comunidade indígena na escola.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, [2020].
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