Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2798
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_KeniaJuniaRodriguesCardoso.pdf727,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O modelo de incubação da Embrapa
Autor(es): Cardoso, Kênia Júnia Rodrigues
Orientador(es): Arantes, André Luís
Assunto: Transferência de tecnologia
Inovações tecnológicas
Embrapa
Empreendedorismo
Incubadoras de empresas
Data de apresentação: 8-Jun-2011
Data de publicação: 6-Fev-2012
Referência: CARDOSO, Kênia Júnia Rodrigues. O modelo de incubação da Embrapa. 2011. 79 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A Transferência de tecnologia, as incubadoras e a inovação fazem parte de uma tendência de auxílio e melhoramento para as empresas nos dias atuais. Acreditando nesse contexto, o presente estudo analisou o modelo de incubação desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, juntamente com as incubadoras brasileiras, questionando em que medida tem contribuído para viabilizar a transferência de tecnologia e a inovação tecnológica. Para que se chegar a um resultado plausível, esse estudo mapeou as principais vantagens e dificuldades na operacionalização do Programa. Com a análise dos dados obtidos através da pesquisa e dos questionários realizados ficou evidenciado que o envolvimento de um centro de pesquisa contribui de forma significativa no desenvolvimento de empresas, em especial as de base tecnológica, considerando a transferência de tecnologias já testadas, além de fomentar o empreendedorismo e a inovação. Ficou demonstrado, ainda, que as Incubadoras de empresas, atuando em parceria com o centro de pesquisa, exercem importante papel no modelo Proeta de Incubação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons