Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27976
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_IsabellaJanesRorizMoreira_tcc.pdf804,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Técnicas de recuperação de áreas degradadas com a utilização de plantio de mudas e semeadura direta utilizando leguminosas nativas do Cerrado
Autor(es): Moreira, Isabella Janes Roriz
Orientador(es): Martins, Rosana de Carvalho Cristo
Assunto: Cerrado - recuperação
Cerrado - plantas nativas
Mudas
Sementes
Semeadura direta
Plantio direto
Data de apresentação: 3-Dez-2020
Data de publicação: 20-Jul-2021
Referência: MOREIRA, Isabella Janes Roriz. Técnicas de recuperação de áreas degradadas com a utilização de plantio de mudas e semeadura direta utilizando leguminosas nativas do Cerrado. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O Cerrado hoje tem mais de 50% do seu território degradado por ações antrópicas com uso indevido e ocupação imprópria, principalmente pela agropecuária. A maior dificuldade em reverter esse cenário é a recuperação dos solos que ficam expostos a processos de lixiviação, erosão e compactação. O presente trabalho é uma revisão bibliográfica visando a recuperação dessas áreas, comparando os métodos de plantio direto através de mudas e semeadura direta em que se aplica a semente diretamente no solo, destacando as vantagens e desvantagens de cada um. Onde é sugerido o uso de leguminosas que estimula processos químicos e biológicos no solo e possui sistema radicular ramificado e profundo o que é vantajoso em solos erosivos. O que se mostrou mais vantajoso nesta pesquisa foi a semeadura direta. Há necessidade de mais estudos sobre cada um e com uma combinação dos dois métodos.
Abstract: The Cerrado today has more than 50% of its territory degraded by human actions with improper use and improper occupation, mainly by agriculture. The greatest difficulty in reversing this scenario is the recovery of soils that are exposed to leaching, erosion and compaction processes. The present work is a bibliographic review aiming at the recovery of these areas, comparing the methods of direct planting through seedlings and direct sowing, which applies the seed directly to the soil, highlighting the advantages and disadvantages of each one. Where it is suggested the use of legumes that stimulates chemical and biological processes in the soil and has a branched and deep root system which is advantageous in erosive soils. What was most advantageous in this research was direct seeding. There is a need for further studies on each and with a combination of the two methods.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Florestal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.