Título: | Cenas de sala de aula : propostas metodológicas de um estudo de caso de uma escola de língua japonesa do Distrito Federal |
Autor(es): | Cambraia, Jessica Assunção |
Orientador(es): | Takano, Yuko |
Assunto: | Aquisição da segunda língua Língua estrangeira - aprendizagem Língua estrangeira - estudo e ensino Língua japonesa - estudo e ensino Aprendizagem - avaliação Centro Interescolar de Línguas (CIL) |
Data de apresentação: | 1-Jul-2019 |
Data de publicação: | 14-Jul-2021 |
Referência: | CAMBRAIA, Jessica Assunção. Cenas de sala de aula: propostas metodológicas de um estudo de caso de uma escola de língua japonesa do Distrito Federal. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de identificar o processo de aquisição-aprendizagem do
ensino de língua estrangeira, no nosso caso, o foco será no ensino de língua
japonesa de uma escola Pública do Distrito Federal. Para fundamentar esse estudo,
buscamos teóricos como Lev Vygotsky (1998) e Stephen Krashen (1985) que
referenciam em suas teorias temas como a aprendizagem e aquisição da linguagem;
Almeida Filho (1993) que em sua obra Dimensões comunicativas no ensino de
línguas expõe características de como pode ser desenvolvida uma aula com base na
abordagem comunicativa. Quanto à metodologia, utilizamos a abordagem
qualitativa, com o foco no estudo de caso, a pesquisa foi realizada em uma sala do
curso língua japonesa do currículo pleno – nível D1 do CIL – Centro Interescolar de
Línguas do Distrito Federal. As ferramentas utilizadas para a coleta de dados foram:
observações (diários de bordo); entrevista e questionário discursivo, os quais nos
forneceram insumos para a proposta de análise de dados. Foram 15 horas de
observação em sala de aula, a entrevista e o questionário foram aplicados no último
dia de observação. A entrevista foi dada por uma coordenadora/professora de língua
japonesa da instituição de ensino, que forneceu os dados do CIL, as propostas
metodológicas e temáticas dos cursos de línguas, e para o questionário discursivo
participaram dois alunos de faixa etária variada. A análise de dados que propomos
fundamenta-se na interpretação das observações de cena de aula que a
pesquisadora presenciou durante a pesquisa de campo, e, a partir do formato de
aula adotado pela instituição e pelo perfil do professor, podemos identificar o quanto
esses indicadores colaboram para o processo de aprendizagem-aquisição da língua
japonesa. Os dados analisados são discutidos com base nas propostas teóricas dos
autores que fundamentam esta pesquisa. |
Abstract: | This work has the purpose of identifying the process of acquisition and learning of
foreign language, in this case, the focus is going to be on the teaching of japonese
language of a public school on Distrito Federal. To ground this study, we search on
academics such as Lev Vygotskky (1998) and Stephen Krashen (1985) who refer on
their theories themes such as teaching and acquisition of language; Almeida Filho
(1993) who in his work "Communicative Dimensions in Language Teaching" exposes
characteristics of how can a class be desenvolved with bases on the communicative
approach. About the methodology, we will be using qualitative approach, with focus
on case study, the search was made in a classroom of the japonese language of the
full curriculum - level D1 of CIL- Centro Interescolar de Línguas do Distrito Federal.
The methods used to collect data was: Observation (logbook); interviews and
discursive questionnaire, from which was collected inputs to the purpose of data
analysis. There were 15 hours of observation in classroom, an interview and a
questionnaire on the last day of observation. The interview was given by a
coordenator/professor of japonese language of the educational institution,
educational institution, which provided the CIL data, the methodological and thematic
proposals of the language courses, and the questionnaire was given to the two
students of varied age range. The analysis of data we propose is grounded by the
interpretation of the scene's observations which the researcher has witnessed during
the field research, and, with bases on the class format adopted by the institution and
by the professor, we can identify how much those indicators colaborate to the
process of learning-acquisition of the japonese language. The data analyzed are
discussed based on the theoretical proposals of the authors that base this research. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Licenciatura em Letras Espanhol, 2019. |
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Aparece na Coleção: | Letras - Japonês
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