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Título: Cenas de sala de aula : propostas metodológicas de um estudo de caso de uma escola de língua japonesa do Distrito Federal
Autor(es): Cambraia, Jessica Assunção
Orientador(es): Takano, Yuko
Assunto: Aquisição da segunda língua
Língua estrangeira - aprendizagem
Língua estrangeira - estudo e ensino
Língua japonesa - estudo e ensino
Aprendizagem - avaliação
Centro Interescolar de Línguas (CIL)
Data de apresentação: 1-Jul-2019
Data de publicação: 14-Jul-2021
Referência: CAMBRAIA, Jessica Assunção. Cenas de sala de aula: propostas metodológicas de um estudo de caso de uma escola de língua japonesa do Distrito Federal. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de identificar o processo de aquisição-aprendizagem do ensino de língua estrangeira, no nosso caso, o foco será no ensino de língua japonesa de uma escola Pública do Distrito Federal. Para fundamentar esse estudo, buscamos teóricos como Lev Vygotsky (1998) e Stephen Krashen (1985) que referenciam em suas teorias temas como a aprendizagem e aquisição da linguagem; Almeida Filho (1993) que em sua obra Dimensões comunicativas no ensino de línguas expõe características de como pode ser desenvolvida uma aula com base na abordagem comunicativa. Quanto à metodologia, utilizamos a abordagem qualitativa, com o foco no estudo de caso, a pesquisa foi realizada em uma sala do curso língua japonesa do currículo pleno – nível D1 do CIL – Centro Interescolar de Línguas do Distrito Federal. As ferramentas utilizadas para a coleta de dados foram: observações (diários de bordo); entrevista e questionário discursivo, os quais nos forneceram insumos para a proposta de análise de dados. Foram 15 horas de observação em sala de aula, a entrevista e o questionário foram aplicados no último dia de observação. A entrevista foi dada por uma coordenadora/professora de língua japonesa da instituição de ensino, que forneceu os dados do CIL, as propostas metodológicas e temáticas dos cursos de línguas, e para o questionário discursivo participaram dois alunos de faixa etária variada. A análise de dados que propomos fundamenta-se na interpretação das observações de cena de aula que a pesquisadora presenciou durante a pesquisa de campo, e, a partir do formato de aula adotado pela instituição e pelo perfil do professor, podemos identificar o quanto esses indicadores colaboram para o processo de aprendizagem-aquisição da língua japonesa. Os dados analisados são discutidos com base nas propostas teóricas dos autores que fundamentam esta pesquisa.
Abstract: This work has the purpose of identifying the process of acquisition and learning of foreign language, in this case, the focus is going to be on the teaching of japonese language of a public school on Distrito Federal. To ground this study, we search on academics such as Lev Vygotskky (1998) and Stephen Krashen (1985) who refer on their theories themes such as teaching and acquisition of language; Almeida Filho (1993) who in his work "Communicative Dimensions in Language Teaching" exposes characteristics of how can a class be desenvolved with bases on the communicative approach. About the methodology, we will be using qualitative approach, with focus on case study, the search was made in a classroom of the japonese language of the full curriculum - level D1 of CIL- Centro Interescolar de Línguas do Distrito Federal. The methods used to collect data was: Observation (logbook); interviews and discursive questionnaire, from which was collected inputs to the purpose of data analysis. There were 15 hours of observation in classroom, an interview and a questionnaire on the last day of observation. The interview was given by a coordenator/professor of japonese language of the educational institution, educational institution, which provided the CIL data, the methodological and thematic proposals of the language courses, and the questionnaire was given to the two students of varied age range. The analysis of data we propose is grounded by the interpretation of the scene's observations which the researcher has witnessed during the field research, and, with bases on the class format adopted by the institution and by the professor, we can identify how much those indicators colaborate to the process of learning-acquisition of the japonese language. The data analyzed are discussed based on the theoretical proposals of the authors that base this research.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Licenciatura em Letras Espanhol, 2019.
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