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2019_CarinedeMirandaArraes_tcc.pdf1,78 MBAdobe PDFver/abrir
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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorTakano, Yuko-
dc.contributor.authorArraes, Carine de Miranda-
dc.identifier.citationARRAES, Carine de Miranda. Aquisição da língua por meios lúdicos: estudo de caso de alunos do terceiro semestre de língua japonesa. 2019. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Japonês) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Licenciatura em Letras Japonês, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa visa averiguar a importância do uso da ludicidade como meio facilitador no ensino-aprendizagem para manter e potencializar a motivação e o interesse dos alunos no curso de Letras-Japonês. Foram realizadas para a obtenção dos dados, observações com registro de dados e aplicações de questionários semiestruturados, utilizando-se da abordagem qualitativa para compreender os aspectos subjetivos através do estudo de caso, especificando na observação e estudo de alunos que se encontravam nas matérias de língua japonesa no terceiro semestre. Os resultados dos dados obtidos apontam que há pouco uso de materiais e recursos lúdicos na matéria de teórica, ou seja, aplicação escassa de formas lúdicas nesta matéria, e uso mediano na matéria prática, com algumas aplicações de forma lúdica. Observou-se que, no que se refere à motivação, os dados mostram que em sua maioria apresenta ser intrínseca/integrativa (GARDNER, 1972; BROWN, 1997). Pode-se verificar através da observação e do questionário aplicado aos 14 alunos do mesmo semestre, que a disciplina teórica apresenta o filtro afetivo (KRASHEN, 1985) mais alto em comparação à disciplina de prática, e essa situação ocorre, segundo os dados, devido à falta de ludicidade e motivação na disciplina teórica em comparação ao da prática. Conclui-se que, as disciplinas observadas do curso de Japonês não possuem grande uso da ludicidade, sendo esta importante para o desenvolvimento da aprendizagem da língua, e esperamos que esta pesquisa possa contribuir na reflexão do aprimoramento de ensino para potencializar a motivação dos alunos a partir da elaboração de aulas que trabalhem com a motivação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLudicidadept_BR
dc.subject.keywordEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitáriospt_BR
dc.subject.keywordLíngua japonesa - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordMotivação na educaçãopt_BR
dc.titleAquisição da língua por meios lúdicos : estudo de caso de alunos do terceiro semestre de língua japonesapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-07-14T13:31:31Z-
dc.date.available2021-07-14T13:31:31Z-
dc.date.submitted2019-12-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27934-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research aims to investigate the importance of the use of playfulness as a facilitator in teaching-learning to maintain and enhance the motivation and interest of students in the Japanese language course. It was performed to obtain the data, observations with data registration and applications of semi-structured questionnaires, using the qualitative approach to understand the subjective aspects through the case study, specifying in the observation and study of students who were in the Japanese language subjects in the third semester. The results of the data obtained indicate that there is little use of materials and playful resources in theoretical matter, so, scarce application of playful forms in this subject, and median use in practical matter, with some applications of playful form. Regarding motivation, the data show that most of them are intrinsic / integrative (GARDNER, 1972; BROWN, 1997). It can be verified through observation and the questionnaire applied to the fourteen (14) students of the same semester that the theoretical discipline presents the highest affective filter (KRASHEN, 1985) compared to the practice discipline, and this situation occurs, according to the data, due to the fault of playfulness and motivation in the theoretical matter compared to practical one. It is concluded that the observed subjects of the Japanese course does not have much use of playfulness, which is important for the development of language learning, and we hope that this research can contribute to the reflection of improvement of teaching to enhance the motivation of students from the elaboration of classes that work with motivation.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



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