Título: | O lugar do espanhol no ensino médio : um estudo de caso numa escola pública do DF |
Autor(es): | Lisboa, Ellen Cristine Santos |
Orientador(es): | Rabasa Fernández, Yamilka |
Assunto: | Escolas públicas Ensino público Ensino médio - Distrito Federal Língua estrangeira - estudo e ensino Língua espanhola - estudo e ensino Políticas educacionais Ensino médio - estudantes |
Data de apresentação: | 13-Dez-2019 |
Data de publicação: | 14-Jul-2021 |
Referência: | LISBOA, Ellen Cristine Santos. O lugar do espanhol no ensino médio: um estudo de caso numa escola pública do DF. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O espanhol conquistou seu espaço legalmente em 2005 por meio da Lei
11.161; porém, em 2016, com a reforma curricular do ensino médio, prevista na
Lei no 13.415, foi retirada a sua oferta obrigatória. Apoiada em autores como
Orlandi (1988), Celada (2002), Rodrigues (2010), Savedra e Lagares (2012),
Lessa (2013) e Carvalho (2014), procuro refletir sobre a relevância do espanhol
no sistema de ensino público brasileiro nessa nova conjuntura política e sobre
os efeitos das políticas linguísticas que intervém e definem seus rumos.
Interessa-me também, neste trabalho, apontar os imaginários existentes que
influenciam a relação dos brasileiros com as línguas espanhola e inglesa e, por
fim, contribuir com problematizações e reflexões em torno do papel do
espanhol na nossa sociedade. Para isso pretendo realizar um levantamento
bibliográfico em torno de questões de política(s) linguística(s) e de como estão
afetadas por fatores extralinguísticos (políticos, econômicos, culturais), assim
como trazer um panorama legislativo que me permita situar a presença do
espanhol no currículo educacional. Objetivo ainda apresentar e discutir dados
resultantes da aplicação de um questionário que teve o propósito de levantar
as percepções e imaginários de estudantes de uma escola pública de ensino
médio do DF no tocante à língua espanhola no currículo e sua relação com
outras línguas estrangeiras. É precisamente este nível de ensino que se vê
afetado pelas alterações curriculares propostas. |
Resumén: | El español conquistó su espacio legalmente en 2005 gracias a la Ley 11.161;
sin embargo, en 2016, la propuesta de reforma curricular de la Enseñanza
Media, prevista en la Ley no 13.415, retiró su oferta obligatoria. Apoyada en
autores como Orlandi (1988), Celada (2002), Rodrigues (2010), Savedra y
Lagares (2012), Lessa (2013) y Carvalho (2014), me propongo reflexionar
sobre la relevancia del español en el sistema de enseñanza público brasilero
en esa nueva coyuntura política y sobre los efectos de las políticas lingüísticas
que intervienen y definen los rumbos de esa lengua. Me interesa también en
este trabajo apuntar los imaginarios existentes que influyen en la relación de
los brasileños con las lenguas española e inglesa y, finalmente, contribuir con
problemáticas y reflexiones acerca del papel del español en nuestra sociedad.
Para eso pretendo realizar un levantamiento bibliográfico en torno a cuestiones
de política(s) lingüística(s) y de cómo están afectadas por factores
extralingüísticos (políticos, económicos, culturales), así como diseñar un
panorama legislativo que me permita situar la presencia del español en el
currículo educacional. Tengo como finalidad también presentar y discutir datos
surgidos de la aplicación de un cuestionario que tuvo como propósito conocer
las percepciones e imaginarios de estudiantes de una escuela pública de
enseñanza media del DF en relación a la lengua española en el currículo y su
relación con otras lenguas extranjeras. Es precisamente este nivel de
enseñanza el que se ve afectado por las alteraciones curriculares propuestas. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Licenciatura em Letras Espanhol, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Espanhol
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.