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Título: O lugar do espanhol no ensino médio : um estudo de caso numa escola pública do DF
Autor(es): Lisboa, Ellen Cristine Santos
Orientador(es): Rabasa Fernández, Yamilka
Assunto: Escolas públicas
Ensino público
Ensino médio - Distrito Federal
Língua estrangeira - estudo e ensino
Língua espanhola - estudo e ensino
Políticas educacionais
Ensino médio - estudantes
Data de apresentação: 13-Dez-2019
Data de publicação: 14-Jul-2021
Referência: LISBOA, Ellen Cristine Santos. O lugar do espanhol no ensino médio: um estudo de caso numa escola pública do DF. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O espanhol conquistou seu espaço legalmente em 2005 por meio da Lei 11.161; porém, em 2016, com a reforma curricular do ensino médio, prevista na Lei no 13.415, foi retirada a sua oferta obrigatória. Apoiada em autores como Orlandi (1988), Celada (2002), Rodrigues (2010), Savedra e Lagares (2012), Lessa (2013) e Carvalho (2014), procuro refletir sobre a relevância do espanhol no sistema de ensino público brasileiro nessa nova conjuntura política e sobre os efeitos das políticas linguísticas que intervém e definem seus rumos. Interessa-me também, neste trabalho, apontar os imaginários existentes que influenciam a relação dos brasileiros com as línguas espanhola e inglesa e, por fim, contribuir com problematizações e reflexões em torno do papel do espanhol na nossa sociedade. Para isso pretendo realizar um levantamento bibliográfico em torno de questões de política(s) linguística(s) e de como estão afetadas por fatores extralinguísticos (políticos, econômicos, culturais), assim como trazer um panorama legislativo que me permita situar a presença do espanhol no currículo educacional. Objetivo ainda apresentar e discutir dados resultantes da aplicação de um questionário que teve o propósito de levantar as percepções e imaginários de estudantes de uma escola pública de ensino médio do DF no tocante à língua espanhola no currículo e sua relação com outras línguas estrangeiras. É precisamente este nível de ensino que se vê afetado pelas alterações curriculares propostas.
Resumén: El español conquistó su espacio legalmente en 2005 gracias a la Ley 11.161; sin embargo, en 2016, la propuesta de reforma curricular de la Enseñanza Media, prevista en la Ley no 13.415, retiró su oferta obligatoria. Apoyada en autores como Orlandi (1988), Celada (2002), Rodrigues (2010), Savedra y Lagares (2012), Lessa (2013) y Carvalho (2014), me propongo reflexionar sobre la relevancia del español en el sistema de enseñanza público brasilero en esa nueva coyuntura política y sobre los efectos de las políticas lingüísticas que intervienen y definen los rumbos de esa lengua. Me interesa también en este trabajo apuntar los imaginarios existentes que influyen en la relación de los brasileños con las lenguas española e inglesa y, finalmente, contribuir con problemáticas y reflexiones acerca del papel del español en nuestra sociedad. Para eso pretendo realizar un levantamiento bibliográfico en torno a cuestiones de política(s) lingüística(s) y de cómo están afectadas por factores extralingüísticos (políticos, económicos, culturales), así como diseñar un panorama legislativo que me permita situar la presencia del español en el currículo educacional. Tengo como finalidad también presentar y discutir datos surgidos de la aplicación de un cuestionario que tuvo como propósito conocer las percepciones e imaginarios de estudiantes de una escuela pública de enseñanza media del DF en relación a la lengua española en el currículo y su relación con otras lenguas extranjeras. Es precisamente este nivel de enseñanza el que se ve afectado por las alteraciones curriculares propuestas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Licenciatura em Letras Espanhol, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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